Menu
Busca domingo, 13 de julho de 2025

Câmara concede Título de Visitante Ilustre à ministra de Políticas para as Mulheres

24 setembro 2014 - 11h16Por Mariana Rodrigues/Informações Assessoria

 A Câmara Municipal de Campo Grande concede, na manhã desta quarta-feira (24), o Título de Visitante Ilustre à ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira. O ato acontece às 9h, no gabinete do presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar. O Decreto Legislativo n. 1.860, aprovado nessa terça-feira (23), que concede o título à ministra, foi proposto pela vereadora Carla Stephanini, procuradora da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.

 Eleonora interessou-se pelo ideário socialista na juventude e, após o golpe militar de 1964, iniciou sua participação em organizações de esquerda. Em 1971, foi presa e passou quase três anos na cadeia, na cidade de São Paulo (SP). 

 Nesse período, a militância feminista e a paixão pela pesquisa sobre as condições de vida das mulheres brasileiras ganharam força na sua trajetória acadêmica e política. 

 Trabalhou no Centro de Direitos Humanos da Arquidiocese da Paraíba, com foco nos direitos das trabalhadoras rurais. Em São Paulo, continuou com sua militância feminista com foco na luta contra a violência de gênero e pela saúde integral da mulher. Participou ativamente em conselhos, comissões e consultoria em políticas públicas e direito das mulheres. 

 A ministra possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerias (1974), mestrado em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1983), doutorado e ciência política pela Universidade de São Paulo (1990), pós-doutorado em saúde e trabalho das mulheres pela Facultá de Medicina della Universitá Degli Studi Di Milano (1994/1995). 

 Na vida acadêmica, Eleonora Menicucci possui ampla experiência como pesquisadora e docente, nas áreas de sociologia e saúde coletiva, com ênfase em sociologia da saúde. Foi pró-reitora de extensão da Universidade Federal de São Paulo até fevereiro de 2012, quando deixou o cargo para assumir a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a convite da presidente Dilma Rousseff.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Redação final da LDO está pautada para votação nesta quinta-feira
Mais exames, mais diagnósticos: Lacen contabiliza 267 mil análises laboratoriais somente neste ano
Praça histórica de Miranda será revitalizada pelo Governo de MS com investimento de R$ 3 milhões
Parque do Pantanal do Rio Negro desponta como modelo nacional na geração de créditos ambientais