A 6ª edição da Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, recebeu em seu primeiro dia no Albano Franco a visita de mais de 5 mil pessoas; destes, 1.700 empresários e, os demais, interessados em informações para abrir o próprio negócio.
Somente nessa quinta-feira (21), 2.250 visitantes foram capacitados em palestras e oficinas; além disso, representantes de 69 municípios sul-mato-grossenses marcaram presença. Até o domingo, último dia de evento, são esperadas cerca de 100 caravanas de todas as partes do estado.
Durante a solenidade oficial de abertura, que aconteceu na noite dessa quinta-feira (21), o governador do estado, André Puccinelli,destacou o trabalho conjunto das entidades envolvidas no evento e também a força da economia do estado. “Essa união é que fará desta 6ª mostra a melhor de todas. Ao visitarem os espaços, contatarão a pujança do nosso estado”.
Para Eduardo Riedel, a presença maciça das instituições dá a dimensão do que está se construindo em relação ao desenvolvimento territorial sustentável. “Não podemos permitir que todas essas cadeias produtivas não construam junto com o poder público um ambiente de competitividade”.
O superintendente do Sebrae no MS, Cláudio Mendonça, agradeceu a todos pela participação no processo de desenvolvimento da feira e reforçou a expectativa de receber 30 mil visitantes, lembrando que o principal objetivo é influenciar positivamente na realidade do empreendedor. “Se para uma pessoa que esteve aqui fazer a diferença, para mim, já valeu a pena”.
Lançamento da REDESIM Mato Grosso do Sul
Após a solenidade, aconteceu o lançamento da REDESIM em Mato Grosso do Sul, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. É um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
A iniciativa do Sebrae e da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) no estado, em parceria com 22 Prefeituras Municipais, visa neste primeiro momento reduzir a burocracia para a abertura de empresas, com ações como a diminuição de exigências no processo entre Jucems e Receita Federal; entre outros.
"Queremos proporcionar agilidade e eficiência para que o emprender aconteça de maneira mais fácil, levando assim desenvolvimento aos municípios", ressalta Tito Estanqueiro, diretor técnico do Sebrae no MS.
A feira
A 6ª edição da Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae em parceria com AMEMS, Faems,Famasul, Sistema Fecomércio eSistema Fiems.Tem o patrocínio do Estado de Mato Grosso do Sul, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio, Sistema Fiems, Faems, Petrobras, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Fíbria, OCB, Oi, Prefeitura Municipal de Cassilândia, Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Naviraí, Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e São Bento Incorporadora. Apoio: Vale.
O pré-credenciamento pode ser feito no site www.feiradoempreendedorms.com.br, no qual é possível consultar a programação completa. As vagas nas palestras são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada; a confirmação poderá ser feita no local a partir de meia hora antes do evento. Mais informações: 0800 570 0800.