Menu
Busca quarta, 06 de agosto de 2025

HU descumpre liminar e poderá ser multado

16 setembro 2014 - 22h30Por Mariana Rodrigues/Informações MPF

 Sessenta e cinco leitos do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HU/UFMS) continuam desativados por falta de pagamento de plantões hospitalares. Essa é a informação repassada ao Ministério Público Federal (MPF) por trabalhadores da universidade e dirigente do próprio hospital, que, unanimemente, informaram o descumprimento da decisão liminar, publicada em junho, que obrigou o pagamento dos plantões.

Para combater a situação, o MPF peticionou - na tarde de ontem (15) e pela segunda vez - pedido à Justiça Federal (JF) para abertura de prazo de 48h para o HU comprovar o cumprimento da liminar, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 50 mil. Na visão do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Marcos Nassar, “a situação de descumprimento é gravíssima e deve ser combatida imediatamente para assegurar a eficácia da tutela antecipatória”. 

O pedido já foi protocolado e aguarda análise judicial.

Entenda o caso

Em abril deste ano, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para impedir o fechamento de 65 dos 250 leitos do Hospital Universitário da UFMS. Os leitos foram desativados por decisão da nova administradora do HU, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), sob o argumento de falta de autorização para pagamento dos plantões hospitalares, pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento. 

Em junho, decisão liminar da JF fixou o prazo de 6 meses para vigência do pagamento dos plantões, devido à existência de processo seletivo em andamento, promovido pela empresa para contratação de profissionais para o HU/UFMS. Contudo, o hospital tem protelado o cumprimento da medida. 

“O prazo que era de seis meses, já diminuiu para três. Estamos em meados de setembro e, caso não se imponha imediatamente a autoridade da decisão judicial proferida, sua finalidade restará prejudicada”, enfatiza o procurador. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obras do Governo de MS
Em Três Lagoas, Caravana da Castração inicia segunda etapa com formação técnica para municípios
Trabalho de busca ativa em Mato Grosso do Sul inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social
Além do tipo sanguíneo: