Menu
Busca domingo, 26 de maio de 2024

OAB/MS, TRE CRC promovem Seminário de prestação de contas eleitorais

24 julho 2014 - 23h00Por Mariana Rodrigues/Informações OAB-MS

 A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) promovem, na próxima sexta-feira (25), das 8 às 18h, o Seminário Estadual Eleitoral – Eleições 2014. O objetivo do evento é orientar advogados e contadores sobre os novos procedimentos de prestação de contas das campanhas políticas. O evento será aberto ao público e acontece no auditório da OAB/MS. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

No seminário serão repassadas informações sobre a legislação eleitoral vigente e sobre a resolução de prestação de contas, com informações sobre arrecadação e realização de gastos, conta bancária, recibo eleitoral, comitês financeiros, prazos, doações, suprimento de caixa, além de relatórios e demonstrativos. “Será de extrema relevância a participação de todos os advogados, contadores e representantes dos candidatos no pleito para que todos possam entender as especificações técnicas que serão exigidas. Com uma capacitação adequada, os participantes poderão ter respaldo e minimizar os erros e, consequentemente, evitar multas e processos”, explica o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Para o presidente do CRC/MS, Ruberlei Bulgarelli, a obrigatoriedade de prestar contas torna o evento ainda mais importante para a classe. “O Seminário irá alinhar as novidades em termos de legislação e tratar das dúvidas dos profissionais que vão atuar nas eleições”, diz Bulgarelli.

Os seminários acontecem em todo o país. A iniciativa partiu de parceria entre o Conselho Federal da OAB e o Conselho Federal de Contabilidade. Em Mato Grosso do Sul, o Seminário contará com palestra do presidente do Sescon/MS (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas de MS) Francisco Pereira Gonçalves.

Confira a programação:

8h às 8h30 – CREDENCIAMENTO

8h30 às 9h – ABERTURA (CRC, OAB/MS e TRE)

9h30 às 10h30 – ATUAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL NAS ELEIÇÕES 2014: a atuação da Justiça Eleitoral perante a fiscalização das eleições nos aspectos legais e contábeis – por Angelo Canhete Rodrigues (contador, analista judiciário do TRE)

10h30 às 11h30 – ASPECTOS LEGAIS DAS ELEIÇÕES 2014: Legislação Eleitoral nas Eleições 2014 (Ficha Limpa, Condutas Vedadas, Calendários) – por Nilmare Daniele Irala (advogada, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Eleitoral da OAB/MS)

11h30 às 12h – DEBATE

12h às 14h – INTERVALO

14h às 16h – PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS: atuação do profissional de contabilidade (resolução de prestação de contas eleitorais, arrecadação e realização de gastos, conta bancária, recibo eleitoral, comitês financeiros, prazos, doações, suprimento de caixa, relatórios e demonstrativos, atuação do profissional da contabilidade) , por Francisco Pereira Gonçalves (presidente do Sescon/MS)

16h às 17h – DEBATE

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)