A primeira unidade foi montada nesta quinta-feira (19.01) na produção de orgânicos no Polo Empresarial Oeste (Indubrasil)
“Assiduidade, certificação e cada vez mais tecnologia na produção de orgânicos da Capital. É para isso que temos trabalhado na Prefeitura de Campo Grande, por meio da parceria de sucesso firmada entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia,Turismo e do Agronegócio (Sedesc), Fundação Banco do Brasil, Sebrae, Organocoop e todas as entidades ligadas ao Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)” destacou o vice-prefeito e titular da Sedesc, Edil Afonso Albuquerque, enquanto acompanhava a montagem da primeira estufa de cultivo produtivo, na propriedade de Vanderlei Azambuja Fernandes, no Polo de Orgânicos, na saída para Aquidauana”.
Com apoio dos parceiros envolvidos no projeto, foram doadas a cinco produtores de orgânicos da Capital, estufas que propiciam o cultivo protegido, já que no período de fortes chuvas e altas temperaturas (chamado de entressafra) protegem as mudas de hortaliças que são os produtos mais prejudicados no período.
O engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Élio Sussumu Kokehara explicou que o investimento é baixo, no máximo R$ 1.400,00. Segundo ele, se o produtor conseguir montar quatro canteiros de 10 metros, com duas colheitas tira o dinheiro investido. “Com duas colheitas com intervalo de 30 dias e retirada de 150 a 200 maços de rúcula, vendidos por R$ 2,00, por exemplo, o produtor tira o investimento que fez na estufa”, detalhou o agrônomo.
Também serão instaladas estufas nos assentamentos Nova Era (duas), uma no Conquista e uma no Rochedinho. Este processo não é recente. De acordo com Kokehara, já existem 10 em funcionamento no município de Sidrolândia e, com as que serão instaladas em Campo Grande, o Estado terá no total 23 estufas de cultivo protegido.
O superintendente estadual da Fundação Banco do Brasil, Luiz Alves Pordeus Júnior avalia esta etapa como mais um resultado de sucesso na parceria da Prefeitura de Campo Grande com o Sebrae. “De 2008 para cá foram obras, kits, qualificações, consultorias, certificações e, agora, a doação das estufas. São realizações que fortalecem os produtores de orgânicos e que atraem os outros produtores a participar do nosso projeto”, ressaltou o superintendente.
Opinião do produtor – Sem esconder sua satisfação com a construção da estufa em sua propriedade, o produtor de orgânicos Vanderlei Azambuja Fernandes falou dos benefícios desta forma de proteger a produção, no período de entressafra. “Antes, a produção neste período era bem danificada devido à chuva e à alta temperatura. Agora não, com as orientações e a proteção da estufa estou confiante que meu produto terá a qualidade dos demais meses. Em outros períodos, utilizarei para plantio de tomate cereja e pimentão, por exemplo”, planeja animado.
O titular da Sedesc destaca que este tipo de edificação é moderno, bem planejado e econômico e só traz lucro ao pequeno produtor rural. “O prefeito Nelsinho Trad tem trabalhado de forma assertiva ao investir na agricultura familiar e priorizar a agricultura orgânica. Tanto que na volta às aulas, os alunos da Reme irão receber nosso ônibus de orgânicos, o “Verdurão” que vai dar uma verdadeira aula de meio ambiente e hábitos de alimentação saudáveis”, revelou.
Helton Verão/Fonte:Prefeitura
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS