Menu
Busca sexta, 07 de agosto de 2026
Meio ambiente

Filhote de lobo-guará é encontrando em Coxim

8 janeiro 2013 - 09h06 Por Mariana Rodrigues/Com informações do Edição de Notícias

 Um filhote de lobo-guará foi encontrado no estacionamento de um banco, na manhã desta terça-feira (8), no centro de Coxim (MS). A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e imediatamente se deslocou até a agência bancária para capturar o animal.

Arisco, o animal saltava para tentar pular o muro e fugir. Porém, com habilidade os policiais encurralaram o lobinho para capturá-lo. Em seguida, a PMA foi ao Pantanal onde vão soltar o animal, que não apresentava nenhum ferimento.

LOBO-GUARÁ - O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), também conhecido como guará, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo nativo da América do Sul e a única espécie do seu gênero, Chrysocyon.

O lobo-guará habita as pradarias e matagais com distribuição geográfica indo desde a foz do rio Parnaíba, no nordeste do Brasil, passando pelas terras baixas da Bolívia, o oeste dos Pampas del Heath, no Peru e o chaco paraguaio, até o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Os biomas de sua ocorrência no Brasil são: cerrado, veredas, Pantanal, Campos do Sul, parte da caatinga e Mata Atlântica, sendo frequentemente encontrado nos Campos Gerais, região do estado do Paraná, próximo à cidade de Guarapuava, cidade esta cujo nome é uma referência ao animal.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o estado de conservação da espécie é pouco preocupante, mas no Brasil o lobo-guará é considerado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) uma espécie ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: