Policiais Civis da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) prenderam na noite de quarta-feira (27) Ivan Lopes de Andrade, 36 anos, em virtude de mandados de Prisão Preventiva e Temporária, pela prática de crime de homicídio doloso qualificado, mandados expedidos em 2005, pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande (MS), bem como pela prática de roubo.
Ivan Lopes é acusado de ter participado da morte do soldado da Polícia Militar Walace Cardoso de Carvalho, na época com 32 anos, por disparos de arma que o atingiram nas costas, fato ocorrido às 23h30, do dia 13/03/2005, na residência de sua mãe, localizada na Rua Salamanca, Bairro Bonança, na capital.
Ele estava foragido desde 2005, sendo que após o cumprimento dos mandados de prisão em seu desfavor, Ivan foi encaminhado para o presídio de trânsito local, onde permanecerá à disposição da justiça.
O homicídio do policial militar foi cometido por Ivan Lopes juntamente com Michel Braga Kohiyama, conhecido como “Japonês”, 34 anos, o qual se encontra foragido desde a prática do crime em 2005, possuindo mandados de prisão em seu desfavor. Quem possuir informações sobre o paradeiro de Michel Braga Kohiyama, a Polícia Civil pede que ligue para o telefone (67) 3323-6900 ou para o 190.