Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2026
Política

Deputado Giroto defende que Ferrovia Norte-Sul entre no Estado

22 fevereiro 2013 - 13h57 Por ASCOM Giroto

  O deputado federal Giroto (PMDB) defendeu, na manhã de ontem (21), em reunião com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Fernando do Nascimento, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul. No próximo mês, a autarquia apresenta o edital de concessão do trecho da linha férrea que vai atender o Estado.

A proposta do parlamentar - que fez a explanação acompanhado do Secretário de Estado Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes (Carlito) - é que a linha férrea entre no Estado pelo município de Aparecida do Taboado. “Para atender a demanda que está crescendo e vai aumentar ainda mais com a instalação e o aumento de produção de grandes empresas na região do Bolsão”, ressaltou Giroto.

Os representantes sul-mato-grossenses defenderam que a linha férrea – a partir do município de Estrela d’Oeste, no estado de São Paulo – entre em Mato Grosso do Sul por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Este encontro foi solicitado pelo parlamentar em virtude do anúncio que de no próximo mês a ANTT apresentará os editais de concessão da malha ferroviária, que serão submetidos a audiências públicas para ouvir a opinião da sociedade, o que pode ocasionar alterações no traçado da linha a partir destas manifestações.

Ao todo deverão ser investidos R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de ferrovias, com as licitações divididas em dois grupos. O primeiro leilão de concessão compreenderá cerca de 3 mil quilômetros – a Ferrovia que vai cruzar o Estado está neste lote. Para os outros 8 mil quilômetros o governo pretende abrir a licitação até a metade do próximo ano.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: