Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2026
Política

Câmara Ativa de maio envolve ações sobre mobilidade na Capital

6 maio 2013 - 10h46 Por Mariana Rodrigues/Informações ASCOM

 Até o 31de maio o Projeto Câmara Ativa discute mobilidade urbana, com foco no uso de bicicletas em Campo Grande. Sob a coordenação do gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B), a campanha vai levar palestras e teatro para escolas, universidades e empresas, promover passeios ciclísticos de lazer e de identificação dos pontos críticos que precisam de ação do Poder Público. Uma audiência pública no dia 21, às 19h, também vai discutir o tema com segmentos envolvidos.

Embora o foco seja o uso de bicicletas em Campo Grande, a ideia é orientar aos demais condutores sobre, por exemplo, distâncias mínimas que devem ser mantidas dos ciclistas para evitar acidentes. Os pedestres também terão orientações, já que é bastante comum a presença deles fazendo caminhadas nas ciclovias.  Quanto aos condutores de bicicleta também haverá orientações sobre o comportamento nas calçadas, ao atravessar faixas, sobre equipamentos de segurança e uso de sinalização noturna.

Material impresso educativo para pedestres, motociclistas, motoristas e ciclistas serão distribuídos em escolas, empresas, universidades, feiras livres e em cruzamentos da Capital. ‘Nossa defesa é pela mobilidade como um todo, pois entendemos que quando o trânsito está bem ordenado com condutores e pedestres orientados, mais gente vai pedalar’, destaca o vereador Eduardo Romero.

O parlamentar ressalta que o uso de bicicleta não precisa ser necessariamente para ir ao trabalho ou lazer. O veículo pode ser utilizado para cumprir agendas de curta distância como, por exemplo, ir à padaria, mercado. Estes usuários que faz pouco uso do pedal também preocupam as autoridades de trânsito, pois, normalmente, acabam não se interando ou não cumprem certas regras de convivência e do Código de Trânsito Brasileiro.

Ida à Câmara de bicicleta

Uma vez por semana, a equipe do gabinete do vereador Eduardo Romero, inclusive o parlamentar, vão para a Câmara municipal pedalando. O mandato defende o mix de transportes: bicicleta, ônibus coletivo e carona amiga, isso conforme as condições climáticas e compromissos de agenda externa.

‘Com a diversificação de transportes podemos sentir melhor o dia a dia das pessoas e encontrar demandas que só utilizando um meio de transporte não conseguiríamos. Além disso, tem a questão ambiental e de saúde’, destaca Eduardo Romero.

Audiência Pública

 No dia21 de maio, às 19h, será realizada uma audiência pública na Câmara municipal para discutir o uso de bicicletas em Campo Grande. O evento, que é aberto ao público em geral, terá a participação de entidades ligadas ao trânsito, saúde, mobilidade e meio ambiente. Foram convidadas autoridades do Detran/MS, Ciptran, Agetran, empresários, usuários deste meio de transporte, da área educacional e de saúde.

Câmara Ativa

O Projeto Câmara Ativa começou em 2013, com a 9ª Legislatura. O objetivo é aproximar os vereadores da população com ações educativas que envolvem vários temas. O primeiro foi sobre o combate à dengue com a ida dos parlamentares aos bairros para junto da comunidade fazer coleta de resíduos sólidos que poderiam ser locais de procriação do mosquito da dengue.

A segunda ação do Câmara Ativa foi para conscientização de condutores no trânsito da Capital. O foco foi alertar para os perigos da mistura álcool e direção.

Agora, o Projeto Câmara Ativa vai estar em todas as sete regiões da Capital discutindo e colhendo sugestões sobre mobilidade no trânsito, em especial orientação aos ciclistas.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: