O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está registrando poucas doações de sangue. A preocupação da unidade é manter principalmente o estoque de plaquetas que está baixo. Todas as tipagens sanguíneas são bem vindas, em especial o A e O negativo e ainda o AB positivo.
Regularmente, o Hemosul registra cerca de 120 doações por dia, sendo que a meta ideal seria de 200 bolsas de sangue. Na época de frio, o movimento cai chegando a 65 coletas.
As pessoas interessadas em serem doadoras precisam ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentados. Não podem doar sangue pessoas que: tiveram hepatite depois dos dez anos de idade; doença de chagas ou tiveram relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis, pessoas infectadas pelo HIV (Aids).
O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, esquina com Rua Padre João Crippa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e nos sábados, das 7h às 12 horas.
Fernanda Mara/ Com informações Noticias MS
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Edemir Rodrigues