O inverno chegou, e junto dele várias doenças respiratórias também. A asma é caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas e causa um estreitamento reversível levando à limitação variável da passagem do ar, atingindo indivíduos de todas as faixas etárias.
Mas a boa notícia é que os pacientes já podem ter acesso à medicação de forma gratuita. Hoje quinta-feira, (21), é comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma. Segundo a Agência de Saúde, mais de 30 mil pessoas retiraram os remédios nas farmácias populares desde o último dia 4, quando o Governo Federal passou oferecê-los gratuitamente, por meio do programa Saúde Não tem Preço.
Conforme dados do Ministério da Saúde, entre os dias 4 e 18 de junho, 31.176 pessoas retiraram os antiasmáticos das farmácias populares. A pasta afirma que a retirada representa aumento de 30% na procura pelos remédios, uma vez que nos 15 dias que antecederam o início da gratuidade, 24.344 cidadãos haviam comprado os medicamentos com até 90% de desconto nas farmácias.
Confira no link a seguir, onde você pode encontrar as farmácias populares:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/fpb_farmacias_cadastradas_07_10_2008_ms.pdf
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Divulgação