Menu
Busca quinta, 06 de agosto de 2026
Saúde

Último dia da campanha de vacinação contra a poliomielite em todo Estado

6 julho 2012 - 08h34 Por Vivian Krajewski

Pais que não vacinaram seus filhos ainda têm a chance de se dirigir a um posto de saúde mais próximo de sua casa para receberem a dose. Hoje é o último dia para crianças menores de cinco anos serem vacinadas contra a poliomielite.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 195.136, ou seja, 95% de crianças sul-mato-grossenses, contra a paralisia infantil. Até o momento 85,10% do público alvo – de zero a cinco anos - já foi imunizado em Mato Grosso do Sul.

Este ano o Brasil realiza o 33º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 23º ano sem a doença no País, estando livre do poliovírus desde 1989.

A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: