Começou nesta segunda-feira (06) o Dia Municipal de Mobilização de Combate a Dengue, com trabalhos de conscientização da comunidade contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A abertura da mobilização encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) aconteceu nesta manhã na Praça do Rádio Clube com a presença do secretário municipal Leandro Mazina e da diretora do CCZ, drª Júlia Maksoud.
O tempo chuvoso e o aumento de casos foi responsável pela antecipação dos trabalhos de combate. Em Campo Grande, foram registrados este ano 4.320 casos, com maio registrando 900 notificações. Dado preocupante e que levou a Prefeitura de Campo Grande a abranger as ações.
Blitz
No centro, mais de 280 agentes realizam blitzes educativas nas ruas Padre João Crippa, Pedro Celestino, Rui Barbosa, 13 de Maio e 14 de Julho; no Mercadão Municipal, no Camelódromo e no comércio central compreendido entre o quadrilátero compreendido nas ruas Rui Barbosa, Calógeras, 15 de Novembro e avenida Mato Grosso. Além da entrega de folders, os agentes também realizam um trabalho diferenciado nos estabelecimentos comerciais sobre a manutenção da caixa d’água.
No folder traz pequenas dicas de como eliminar depósitos do mosquito transmissor, como colocar areia nos vasinhos, não jogar lixo em terreno alheio, tampar caixas d’água, tonéis, barris e cisternas; colocar garrafas com a boca para baixo, deixar pneus em local coberto, colocar lixo em locais adequados e manter lajes e calhas sempre limpas.
Concurso
Este ano, a Sesau volta a realizar um concurso entre as escolas municipais, estaduais e particulares e universidades com a finalidade de combater a dengue. O concurso acontece em setembro e premiará os melhores trabalhos.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto:David Majella