A equipe de campo do Programa Elimine a Dengue do seu Bairro, lançado no sábado passado (26) pelo Sesi, já percorreu mais de 3,2 mil residências nas regiões da Coophavila II e Aero Rancho em quatro dias de atuação, reforçando junto aos moradores as medidas de combate à doença, que até o momento já tem mais de 15 mil casos notificados e 4 mortes confirmadas em Campo Grande.
“Trata-se de um problema que para se controlado necessita do envolvimento de toda a sociedade civil organizada e o Sistema Fiems não poderia deixar de contribuir com a saúde pública de Campo Grande. Nesse sentido, a força da indústria, aliada ao trabalho das lideranças comunitárias, vai desenvolver ações de prevenção à doença nas principais regiões da cidade”, destacou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, no lançamento do Programa.
O Sesi vai disponibilizar em 16 regiões da cidade, até o próximo dia 3 de abril, uma unidade móvel médica para orientar os moradores sobre a doença, aferição de pressão arterial, distribuição de folhetos informativos sobre como prevenir a infestação do mosquito transmissor Aedes aegypti e visitas às residências por parte de uma equipe de campo para reforçar as medidas de combate à dengue.
Segundo o coordenador do Programa, Munzer Dib, as regiões envolvidas são a Coophavila II, Nova Lima, Popular, Tiradentes, Noroeste, Moreninha I, II e III, Portal Caiobá, São Conrado, Santo Amaro, Coophatrabalho, Coronel Antonino, São Francisco, Novos Estados e Piratininga. Dib reforça que a ação não se trata de uma simples panfletagem, mas de uma orientação a toda população de Campo Grande.
“Nesses quatro primeiros dias notamos uma boa receptividade dos moradores, além disso, percebemos que os idosos são os que mais precisam de informações de combate à dengue”, frisou o coordenador, reforçando que na região da Coophavila II a equipe do Programa ficará até sexta-feira (01/02), percorrendo depois as regiões dos bairros Nova Lima (02/02 a 05/02), da Vila Popular (14/02 a 18/02), do Tiradentes (20/02 a 22/02), do Noroeste (25/02 a 27/02), das Moreninhas (02/03 a 06/03), do Portal Caiobá e São Conrado (08/03 a 11/03), do Santo Amaro e Coophatrabalho (14/03 a 19/03), do Coronel Antonino e São Francisco (21/03 a 24/03), do Novos Estados (26/03 a 28/03) e da Piratininga (02/04 e 03/04).
Moradores
Para a aposentada e moradora do Aero Rancho, Marisa Zampieri, 60 anos, a iniciativa do Sesi veio em boa hora, porém ela acredita que medidas severas deveriam ser aplicadas contra as pessoas que não cumprem com o seu dever. “Notamos que nem todos os moradores tomam o mesmo cuidado em se prevenir. Se existe uma punição para quem não cumpre com o dever, tenho certeza que os casos de dengue diminuiriam”, acredita.
Já a dona de casa Neusa Silva, 64 anos, também moradora do Aero Rancho, entende que todo o qualquer tipo de ação que leve esclarecimentos à população é de extrema necessidade. “Muitas pessoas ainda desconhecem alguns cuidados simples ou medidas preventivas básicas, mas até mesmo aqueles que sabem o que deve ser feito não praticam. Infelizmente nossa cultura ainda é retrograda e as pessoas acabam por prejudicar a saúde de outros por falta de atenção e preguiça”, disse.
A gestora de recursos humanos Michele Duarte da Silva, 27 anos, moradora da Coophavila II, foi uma das primeiras a receber visita da equipe. “Minha mãe, que tem 47 anos, está com dengue hemorrágica há 8 dias. Não sei dizer onde ela pode ter pego a doença porque aqui em casa é tudo bem cuidado e não água parada. A cidade está toda tomada pela doença, por isso é importante trabalho como este da Fiems, levar informação cada vez mais para as pessoas”, declarou.
O pintor e funileiro de automóveis João Nepomuceno de Farias, 61 anos, também morador da Coophavila II, disse que na sua casa ninguém teve dengue ainda. “Eu acredito que é porque mantemos tudo sempre muito limpo, mas não é porque não tivemos casos aqui que vamos fechar as portas para orientações como essa que a Fiems está trazendo. É muito importante que as entidades ajudem a população a manter bem longe o mosquito”, avaliou.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Divulgação/ASCOM