Menu
Busca quarta, 05 de agosto de 2026
Saúde

Campo Grande ultrapassa média nacional em hipertensão

25 abril 2014 - 11h14 Por Mariana Rodrigues/Informações CG Notícias

 No Brasil, 24,3% das pessoas sofrem de pressão alta. Campo Grande ultrapassa a média nacional de hipertensos com 25,9% de pessoas diagnosticadas. Pensando nesta estatística e nos 75.931 hipertensos cadastrados no sistema de saúde do município, é que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) está realizando a Campanha de Combate à Hipertensão, que começou ontem (24). Nesta sexta-feira (25), a programação tem continuidade com atendimento multiprofissional no terceiro turno (17h às 21h) das UBSs Estrela do Sul e Sílvia Regina.

A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrada no dia 26 de abril. Hoje, pela manhã, equipes de saúde estiveram nos principais terminais de ônibus de Campo Grande realizando abordagens educativas e aferições de pressão. 

Maria Aparecida de Oliveira, 53 anos, abordada pela manhã no terminal General Ozório, explica que nem sempre tem tempo para ir até um local aferir a pressão. “Tenho casos da doença na família e preciso ter esse cuidado. Hoje fico mais tranquila, pois acabei de aferir a pressão e está dentro da normalidade”, conta Maria, enaltecendo ainda que colocará em prática as recomendações que recebeu da equipe de saúde. 

A programação da Campanha tem continuidade hoje com atendimento multiprofissional no terceiro turno (17h às 21h) das UBS Estrela do Sul - Rua Hamlet, s/n - bairro Estrela do Sul, e UBS Sílvia Regina - Rua Tordesilhas, s/n, esquina com Av. Capibaribe - Bairro Silvia Regina. 

Ainda dentro da programação da campanha, no dia 30, serão realizadas ações de abordagem, aferição de pressão, medida de peso e altura e apresentação de teatro na Escola Antônio Delfino Pereira (Rua Ciro Nantes Silveira, nº 228). O objetivo é sensibilizar alunos e professores sobre a importância de manter a pressão arterial estável.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: