Com 20 mil doses extras, Campo Grande reabriu hoje (23) a vacinação contra a gripe A, conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). A pedido da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sesau, a Capital recebeu a ajuda do Ministério da Saúde para tentar reduzir o número crescente por infecções pela doença. As 20 mil doses destinadas para o município serão distribuídas em 11 unidades básicas de saúde e serão destinadas aos grupos prioritários, com a novidade de que pessoas acima de 40 anos também poderão receber a imunização. Essa etapa de vacinação acontecerá durante uma semana (até 30/07) ou até o fim do estoque das doses.
O público alvo da campanha são crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. “Acho importante trazer meu filho para tomar a vacina, ainda mais com esse tempo. Assim ele ficará seguro”, afirma a dona de casa Silvana Rodrigues de Moraes, que estava com o filho Samuel Rodrigues Martins, de dois anos e oito meses.
Até a última semana foram registradas 155 notificações, sendo dez casos confirmados por H1N1 e cinco por H3N2. Desses casos, seis foram a óbito. “Um primo meu morreu ano passado por conta da doença. Acredito que essa imunização é essencial, aproveitei que as doses retornaram e vim aqui”, afirma a auxiliar administrativa Maria Elisa Bertoni Strengari, de 50 anos.
A diretora de Vigilância em Saúde, Márcia Dalfabro, conta que a expectativa da Sesau é que a população procure as unidades para a imunização e que, com essas novas doses, é os números de notificações comecem a diminuir.
As pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem apresentar prescrição médica quando forem se vacinar. Quem já é cadastrado em programas de controle das doenças crônicas do SUS deve se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.
Campanha de Vacinação
Por não atingir a meta de vacinação estimada pelo Ministério da Saúde, a Sesau prorrogou a campanha por quatro vezes, de maio até junho, quando 85% do público foi vacinado. As doses que sobraram nesse período foram abertas para a população. Ao todo, foram vacinadas 139 mil pessoas em Campo Grande.
Imunização – a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.
Postos de Vacinação - Segunda a sexta-feira
UBS Coronel Antonino - R. Dr. Meireles, s/n - B. Cel. Antonino
UBS Nova Bahia - Av. Sr. do Bonfim, s/n - Bairro Nova Bahia
UBS Dona Neta - R. Cora, s/n - Guanandy
UBS Aero Rancho - Av. Raquel de Queiroz, s/n
UBS Coophavila - Rua dos Recifes s/n – Coophavila II
UBS Tiradentes - Avenida José Nogueira Vieira - s/n
UBS Albino Coimbra - R. Terlita Garcia, s/n - Bairro: Santa Carmélia
UBS 26 de Agosto - R. Rui Barbosa, 4.670 - Bairro São Francisco
UBS Universitário - Rua Marquês de Olinda - s/n – Universitário
UBS Moreninha III - Rua Anacá s/n - Bairro Moreninha III
UBS Silvia Regina - R. Tordesilhas, s/n, esquina com Av. Capibaribe - B: Silvia Regina
Sábados e domingos
UBS Coronel Antonino - R. Dr. Meireles, s/n - B. Cel. Antonino
UBS Nova Bahia - Av. Sr. do Bonfim, s/n - Bairro Nova Bahia
UBS Aero Rancho - Av. Raquel de Queiroz, s/n
UBS Coophavila - Rua dos Recifes s/n – Coophavila II
UBS Tiradentes - Avenida José Nogueira Vieira - s/n
UBS Moreninha III - Rua Anacá s/n - Bairro Moreninha III