Menu
Busca sábado, 26 de julho de 2025

Mulheres contam com fisioterapia gratuita em clínica escola

24 setembro 2014 - 23h00Por Mariana Rodrigues/Com informações de Ana Paula Duarte

 A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Clínica Escola, oferece três serviços gratuitos para as mulheres. Os atendimentos fazem parte do programa de “Saúde da Mulher”, coordenado pela fisioterapeuta e professora Débora Zanutto. A consulta é oferecida todas as sextas-feiras, das 9h30 às 13h, com agendamento prévio.

 A Clínica Escola oferece trabalho preventivo e reabilitador na área de Ginecologia (problemas urinários), Oncologia Mamária (câncer de mama) e Obstetrícia (gestantes), visando a melhoria nas condições físicas da mulher através de programas personalizados e especializados de acordo com suas necessidades.

 O projeto é coordenado por Débora desde 2010 e tem como público alvo mulheres em todas as suas fases de vida incluindo a fase reprodutiva, com gestantes e mulheres no período pós-parto, outra parte integra mulheres sexualmente ativas e no climatério.

 Débora Zanutto possui especialização em Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Campinas e trouxe a prática da prevenção da incontinência urinária para a UCDB. Os exercícios visam fortalecer a musculatura do períneo para que doenças não se instalem. Estes músculos garantem a sustentação dos órgãos pélvicos - como a bexiga, a uretra e a vagina, e alterações na região podem provocar disfunções, como a incontinência urinária.

 A prática de exercícios durante a gravidez e logo após o parto pode ajudar a prevenir a incontinência relacionada ao parto. A fisioterapia trata também de sintomas ligados ao aumento de peso neste período . As gestantes recebem atenção especial para amenizar as dores ou incômodos naturais da gestação.

 Há ainda atividades destinadas para aquelas que passaram por cirurgia de retirada da mama devido à manifestação do câncer. A coordenadora do programa ressalta a importância da fisioterapia nestes casos: “Após a cirurgia é preciso recuperar a região porque as mulheres ficam sem movimentar o ombro e às vezes não conseguem nem escovar os dentes ou pentear o cabelo”. Segundo ela, não há contraindicações e os exercícios variam de pessoa para pessoa.

 Serviço: A Clínica Escola fica localizada na Avenida Tamandaré nº 6000, Jardim Seminário. O tratamento gratuito é oferecido todas as sextas-feiras das 9h30 às 13h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (67) 3312-3705.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jogos Escolares da Juventude de MS: etapa de 12 a 14 anos tem início no próximo fim de semana
Vanessa da Mata e Kalélo comandam o MS Ao Vivo de agosto no Parque das Nações Indígenas
Ponte do Grego:
Governo de MS homologa pavimentação