A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vai começar em fevereiro oficinas de atualização dos novos profissionais das unidades básicas para reforçar a importância do aleitamento materno. Nos dias 10 e 17 de fevereiro, a capacitação será para os profissionais do Distrito Sanitário Norte, que compreende as UBS Vila Nasser, São Benedito, Jardim Seminário, Marabá, Mata do Jacinto e Estrela do Sul.
De acordo com a gerente técnica da Atenção Básica da Sesau, Hildice Pereira, o cronograma das oficinas vai até o mês de outubro. “A capacitação busca despertar a reflexão dos profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento e, também, sensibilizar as mulheres para o assunto”, argumenta.
Hildice esclarece que o incentivo ao aleitamento materno envolve a acolhida da mulher na unidade de saúde. “Todos participam desta acolhida, desde o vigia e o pessoal da limpeza, até o gerente, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde”.
Uma questão apontada pela gerente técnica da Sesau é o condicionamento social da mulher para amamentar. “O aleitamento está condicionado ao apoio da família, do empregador e dos profissionais de saúde. Começamos também a disseminar a idéia nos equipamentos sociais. A adesão feminina à amamentação se reflete na saúde da mulher e da criança”, completa.
Karla Lyara/Fonte:Prefeitura
Deixe seu Comentário
Leia Também

Seleção de modelos

Governo de MS investe mais de R$ 173,6 milhões em educação, esporte e infraestrutura em Dourados

Governo do Estado cria Grupo de Trabalho para fortalecer doação e transplantes em MS
