Divulgação Fácil
Rivemat
Menu
Busca quarta, 27 de outubro de 2021

Comunicação de Venda Online do Detran-MS evita uma série de problemas pra quem vende um veículo

Sempre que um veículo é vendido, o artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece o prazo de 30 dias para transferência de propriedade, sob pena de multa.

27 março 2021 - 17h35Por DETRAN/MS

No entanto, nem sempre esse procedimento é cumprido e o antigo proprietário continua como responsável legal pelo veículo, ou seja, responsável pelos impostos, infrações futuras ou até mesmo crimes de trânsito.

É o caso do publicitário Vinícius Merline Porto que vendeu o seu veículo em 2018 e não procurou fez a alegação de venda. “Até hoje, o novo proprietário do veículo não transferiu o documento. Eu não recebi nenhuma multa, mas o IPVA está atrasado”, conta.

Para evitar transtornos como esse, é imprescindível fazer a alegação de venda de um veículo de forma online e gratuita pelo Portal de Serviços – Meu Detran. A nova ferramenta foi lançada em julho do ano passado e até o momento mais de 7 mil comunicações foram realizadas pela internet.

A diretora de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS, Loretta Figueiredo, explica que essa é uma das mais importantes ferramentas lançadas recentemente para a comodidade e segurança dos clientes em Mato Grosso do Sul.

“Dessa forma, podemos garantir que o vendedor do veículo possa se resguardar de eventuais problemas. E essa é nossa missão, facilitar a vida dos clientes, principalmente nesse momento em que devemos evitar aglomerações e saídas desnecessárias”, comenta.

Como fazer a Comunicação de Venda Online?

Ao entrar no site de Comunicação de Venda Online do Detran-MS, você precisará realizar os seguintes passos:

1. Realizar Identificação
Preencher os dados do veículo e CPF/CNPJ e o e-mail do Requerente. Você receberá um e-mail de confirmação com um token (Código de Segurança) de para realizar o acesso.

2. Preencher Dados do Comprador
Após o acesso, o usuário deverá preencher os Dados do Comprador.

3. Anexar a documentação

Em seguida o usuário anexará a documentação necessária, lembrando que para o documento CRV deve ser enviado Frente e Verso.

4. Finalização

Para finalizar, haverá uma confirmação da identificação onde será anexada uma foto do usuário segurando o documento de identificação (selfie), e a marcação de ciência dos termos de uso.

Após será disponibilizada a impressão de um formulário com a Comunicação de Venda, com status "Em Análise" pelo Detran.

Você pode consultar o andamento do processo pela página de acesso, munido do protocolo que foi enviado no e-mail cadastrado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governo do Estado dá início a construção de quatro pontes em áreas estratégicas de MS
Governo garante R$ 3 milhões para o Centro de Reabilitação de Animais em Corumbá
Governo divulga edital de abertura do Concurso da Polícia Civil com 236 vagas
Mais de 88 mil estudantes serão beneficiados nesta primeira fase do MS Alfabetiza