Menu
Busca domingo, 26 de maio de 2024

Detran/MS intensificará ações preventivas e de fiscalização durante feriado prolongado

09 outubro 2020 - 10h38Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
É o que informa o chefe de fiscalização da instituição, Otílio Rubem Ajala Junior: “Entre os dias 08 e 12 de outubro, nos períodos matutino, vespertino e noturno, o Detran realizará treze operações de fiscalização em conjunto com a Agetran (Agencia Municipal de Transporte e Trânsito, BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) e GCM (Guarda Civil Metropolitana) com foco na “Lei Seca” e nos condutores não habilitados”.

Segundo Ajala, no dia 12 de outubro, além da fiscalização, a equipe prestará apoio nas operações de segurança viária durante as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida.

A meta, de acordo com Ajala, é registrar resultados menos alarmantes que no ano passado, neste mesmo período. “Entre os dias 10 e 13 de outubro de 2019, foram registrados 40 acidentes com vítimas”.

Veja as recomendações do Detran/MS para quem vai pegar estrada

- Para pegar a estrada é ideal que seu veículo esteja em boas condições de manutenção. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, freios, além de sinalização, como o triângulo;

- Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, pois são espaços para serem usados apenas em emergência;

- Respeite a sinalização da via e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se, quanto maior sua velocidade, menor será seu tempo de reação caso apareça uma condição adversa, tais como chuva, neblina, buracos, entre outras.

- Mantenha os faróis acesos na estrada, mesmo durante o dia, como determina a lei.

- Ligue o pisca-alerta somente em situações de emergência. Lembre-se, o uso inadequado poderá confundir os outros motoristas e causar um acidente;

- Mantenha sempre uma distância segura do veículo à frente para evitar choques e colisões.

- Use obrigatoriamente o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.

- Transporte crianças nos dispositivos adequados de acordo com as idades: bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação. Se a viagem for longa, procure levar objetos que distraiam as crianças.

- Se beber, não dirija.

- Descanse antes de pegar a estrada. Se estiver cansado ou com sono, procure um lugar seguro para descansar.

- Se precisar utilizar o celular, estacione seu veículo em um lugar seguro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)