A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), agora conta com mais um canal para receber as denúncias de irregularidades nas eleições 2014. Os cidadãos podem enviar mensagem de texto, áudio ou vídeo pelo aplicativo WhatsApp, através do contato 9987-9235, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (18).
O eleitor também pode usar o site para as denúncias de compra de votos, abuso do poder político e econômico, que serão encaminhadas aos órgãos competentes de investigação. A iniciativa faz parte da campanha Eleições Limpas, encabeçada pela Seccional, que visa fornecer ao cidadão informações sobre o pleito de outubro.
O aplicativo, de acordo com a presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Eleitoral (CEAE), Nilmare Irala, veio reforçar o trabalho do grupo nas eleições. “É uma forma de ampliar os canais para o cidadão fazer valer seu direito, colaborando assim com uma eleição mais transparente e com a lisura do pleito”, destaca.
Ratificando as declarações do lançamento da Campanha Eleições Limpas em MS, o vice-presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, destaca que a Ordem cumpre seu papel no combate à corrupção eleitoral. “Atualmente quase todos estão conectados e esse novo mecanismo vai proporcionar que a população tenha mais facilidade para denunciar as práticas lesivas ao processo democrático”, comenta.
Um grupo de advogados foi nomeado para ampliar as ações da CEAE. O trabalho será feito em todo o Estado e contará ainda com a colaboração dos presidentes de 31 Subseções da OAB/MS no interior. “A denúncia anônima será vedada, mas o anonimato, respeitado”, complementou Nilmare.
A Comissão da OAB/MS alerta quanto à importância do registro de materiais que sirvam de provas, como foto, vídeo ou áudio. As denúncias podem ser feitas antes, durante e após as eleições, pelo telefone (67) 9987-9235 ou pelo site www.eleicoeslimpas.oabms.org.br.