Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024

ENTREVISTA: Entenda como painéis solares vão garantir energia elétrica a 5 mil no Pantanal

03 março 2021 - 13h01
O Projeto "Ilumina Pantanal", apresentado pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira, dia 02, levará energia elétrica, por fonte renovável, a mais de cinco mil pessoas que moram no Pantanal sul-mato-grossense.

O Secretário Jaime Verruck, da Semagro, que participou da solenidade, explicou que o projeto surgiu da obrigação legal da universalização da energia elétrica, e atenderá uma região do estado ainda desprovida. Para ele o maior projeto de energia limpa em um único bioma através de política pública.

A partir de julho, a maioria das unidades consumidoras atendidas terão instalados microssistemas individuais de geração solar fotovoltaica e armazenamento da energia excedente em baterias.

Verruck acrescenta que a projeto vai promover um salto na qualidade de vida da população de toda a região pantaneira, além de ganhos significativos para as atividades econômicas das comunidades ribeirinhas e de produtores rurais.

Atividades econômicas desenvolvidas na região também serão beneficiadas.

Todos esses investimentos virão sem custos ao consumidor, que arcará apenas com a tarifa social.

Ao todo, 2.167 unidades consumidoras serão beneficiadas pelo projeto até 2022, o que representa em torno de 5 mil habitantes, espalhados por uma área de 90 mil km², nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Desse grupo, 77 famílias já foram atendidas por rede de distribuição convencional, e agora 2.090 serão atendidos por sistemas individuais cuja fonte de energia é solar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mês das Mulheres: ALEMS fortalece legislação contra a desigualdade de gênero
Ordem do Dia: Reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados pela Prefeitura de Campo Grande
Fumacê reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros