Menu
Busca terça, 04 de agosto de 2026
Esporte

Barcelona diz que Neymar custou 86,2 mi de euros

24 janeiro 2014 - 17h00 Por Ana paula Duarte/ Fonte: Folha Online

Um dia depois de o presidente Sandro Rosell renunciar à presidência do Barcelona em virtude das polêmicas envolvendo a contratação de Neymar, o time espanhol abriu nesta sexta-feira as contas da transferência.

O clube catalão afirmou que a gritante diferença entre os 57,1 milhões de euros que havia declarado como valor do negócio e os 95,1 milhões de euros publicados pelo jornal "El Mundo" não significam uma fraude, mas divergências na definição do custo de preferência.

Acompanhado do diretor de futebol Raul Sanllehi, o novo mandatário Josep María Bartomeu, abriu os detalhes do contrato. A conta eleva o custo do negócio, ignorando valores que Neymar ainda irá receber ao longo de cinco anos de contrato, para 86,2 milhões de euros.

"Não mentimos em momento algum. O pai do jogador, Neymar da Silva, autorizou o clube a levantar a confidencialidade do contrato porque considera injusto o que aconteceu. Muitos não perdoaram o seu filho por ter preferido vir para nosso clube do que para outros", afirmou Bartomeu.

Procurado pela reportagem, o pai de Neymar disse que ainda não irá se pronunciar sobre o assunto.

Segundo o Barcelona, os 57,1 milhões de euros a quais o clube costuma se referir como valor de transferência são relativos aos 40 milhões de euros pagos à empresa N&N, controlada pelo pai do jogador, e mais 17,1 milhões de euros desembolsados ao Barcelona pelos direitos federativos do atleta.

Os outros 29,1 milhões de euros incluem um bônus de 10 milhões de euros a Neymar pela assinatura do contrato, 7,9 milhões de euros pagos a Santos pela compra de prioridade de jovens jogadores do clube, 2,7 milhões de comissão ao agente de Neymar, no caso seu pai; 4 milhões de euros de direitos comerciais e 2,5 milhões repassados aos Instituto Neymar Junior e 2 milhões para que a N&N garimpe outros atletas no Santos.

A diferença de 8,9 milhões entre o valor revelado nesta sexta e o publicado pelo "El Mundo" deve-se aos dois amistosos negociados com o Santos, que, segundo o Barcelona, são gratuitos e não devem ser considerados. O time catalão, no entanto, precisaria pagar 4,5 milhões de euros por jogo se descumprisse o acordo -apenas uma partida foi realizada até o momento.

"Fizemos um grande negócio e parece que temos que pedir perdão. É um prazer poder explicar o que aconteceu. O jogador veio ao Barcelona por uma oferta muito menor do que a dos outros clubes porque queria jogar aqui. Não nos desculparemos por esta contratação", completou o diretor de futebol do Barça, Raul Sanllehi.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: