Menu
Busca quarta, 05 de agosto de 2026
Geral

Chile declara alerta vermelho para região de vulcão em atividade

23 dezembro 2012 - 11h00 Por Mariana Anjos / Fonte: Agência Brasil

O governo chileno decretou neste domingo (23) alerta vermelho para a região de Alto Bío-Bío, próximo à fronteira com a Argentina, em função das atividades sísmicas registradas pelo Vulcão Copahe.

Autoridades chilenas confirmam que o alerta tem caráter preventivo e de controle de eventuais situações que podem se agravar caso as atividades vulcânicas sejam intensificadas. De acordo com nota oficial, a medida atende às recomendações do Sistema Nacional de Proteção Civil para Atividades Vulcânicas.

O Observatório de Vulcões dos Andes do Sul aponta que o registro de atividades do Copahe ainda é de baixa intensidade. Desde a semana passada, o vulcão emite gases e fumaça.
 
Representantes do Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior chileno (Onemi, na sigla em espanhol) informaram que não há necessidade de os moradores de regiões próximas deixarem suas casas. "Em caso de aumento da atividade, a área suscetível de ser afetada por fluxos de lava é um raio de cerca de 15 quilômetros e não inclui locais povoados", destaca o texto.
 
Ainda assim, muitos moradores de cidades próximas ao vulcão já abandonaram, preventivamente, suas casas. Empresas aéreas que mantêm aviões percorrendo rotas pelo sul da Cordilheira dos Andes também foram advertidos a manter distância do vulcão. No ano passado, centenas de vôos foram cancelados por causa de uma erupção vulcânica na mesma região.
 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: