Menu
Busca terça, 11 de agosto de 2026
Internacional

Líbia terá eleições em até oito meses

22 outubro 2011 - 17h12 Por Markito

Mahmoud Jibril, primeiro-ministro interino da Líbia, disse neste sábado que o país deve realizar eleições livres e democráticas em até oito meses para formar um conselho com a missão de escrever uma nova Constituição e criar um governo provisório.

As declarações do líder do governo do Conselho Nacional de Transição (CNT), no Fórum Econômico Mundial, realizado na Jordânia, chegam dias após a morte do ex-ditador Muammar Gaddafi.

"As primeiras eleições devem ser feitas no período de até oito meses, no máximo, para constituir um congresso nacional para a Líbia, algo como um Parlamento", acrescentou.

Jibril disse também que pretende renunciar ao cargo ainda neste sábado, com a expectativa de que a cúpula do CNT assuma o controle total sobre o país.

As prioridades do CNT até o momento têm sido desarmar a população, restaurar a ordem e estabilidade e dar início a um processo de reconciliação nacional, explicou Jibril.

"Este congresso nacional teria duas tarefas --criar o rascunho de uma Constituição, sobre a qual teríamos um referendo, e a segunda seria formar um governo interino para ficar no poder até que as primeiras eleições presidenciais sejam realizadas".

De acordo com informações divulgadas durante a semana, o CNT pretende fazer o anúncio oficial de "liberação" do regime, após a morte de Gaddafi, neste domingo (23).

"Estou contando com eles para olhar adiante e relembrar o tipo de agonia à qual foram submetidos durante os últimos 42 anos", acrescentou.

SUSPEITAS DE EXECUÇÃO

A análise de novos vídeos divulgados ontem (21) sobre os momentos finais do ex-ditador da Líbia reforçam as suspeitas de que ele tenha sido executado pelos rebeldes, afirma o blog "The Lede", do jornal americano "The New York Times".

"Embora seja difícil determinar a exata cronologia de todos os vídeos postados online nas últimas 36 horas, as primeiras imagens do coronel Gaddafi após ser capturado parecem ter sido feitas por Ali Algadi, um combatente rebelde, com um iPhone. Algadi disse ao site americano de notícias GlobalPost, que obteve e publicou este vídeo, que ele começou a gravar apenas alguns segundos depois que o líder foi arrastado de um duto de esgoto sob uma uma estrada em Sirte na quinta-feira", afirma o blog.

Durante o dia, centenas de pessoas formaram filas na cidade de Misrata para ver o corpo do ex-ditador da Líbia exposto sobre um colchão numa sala refrigerada utilizada por bares e restaurantes de um mercado.

Helton Verão/Fonte: Folha

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: