O ditador da Síria, Bashar al Assad, afirmou nesta terça-feira que pretende colaborar com qualquer esforço para estabilizar o país. A informação foi revelada pela agência de notícias estatal SANA após a reunião do mandatário com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
"O presidente reiterou o desejo da Síria em cooperar com todos os esforços para estabilizar a Síria", informou a agência de notícias oficiais Sana, em comunicado.
Mais cedo, o chanceler afirmou que Assad convocará "em breve" um referendo para uma nova Constituição no país, após 11 meses de confrontos entre oposição e o regime.
De acordo com Lavrov, o texto já está pronto e a data será anunciada nos próximos dias. O ministro também disse que o documento permitirá o pluripartidarismo.
Em 10 de janeiro, Assad havia anunciado que o plebiscito para a nova Carta Magna do país aconteceria em março. De acordo com informações de fontes do governo sírio, a comissão redatora teria limitado o mandato dos próximos presidentes em dois períodos de sete anos. A medida não especifica se a reforma valeria para Assad, que termina seu mandato em 2014.
Lavrov ainda disse que Assad quer dialogar com todas as forças políticas sírias. "É claro que todos os esforços para acabar com a violência devem ser acompanhados pelo diálogo entre todas as forças políticas. Hoje, recebemos a confirmação do presidente sírio para apoiar esse trabalho".
Na reunião, o ditador explicou que a comissão nacional para o diálogo pode gerenciar o processo de conciliação.
Karla Lyara/Fonte:Folha
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS