Manifestação tradicional de Corumbá, o Banho de São João terá seu ponto alto na noite deste sábado (23), quando os devotos levam as imagens do Santo para serem banhadas no rio Paraguai. A celebração atrai milhares de pessoas para a Prainha do Porto Geral, gente de todos os bairros da cidade, inclusive turistas de outras regiões, e das mais variadas religiões, que aproveitam a festa para pedir graças, agradecer ou ainda só por diversão.
Os principais responsáveis por tudo isso são os festeiros, devotos de São João cuja rotina neste dia começa antes mesmo de o sol nascer. "Às 5 horas da manhã já estávamos agilizando as coisas por aqui", disse Lucila Alvarez de Souza, que completa 57 anos na segunda-feira, dia 25. "É por isso que sou devota de São João e faço essa festa há mais de 20 anos", continuou a dona de casa, dando um intervalo nos preparativos das comidas que serão servidas aos convidados.
Enquanto ela cuida da cozinha, outro grupo corta a palha e prepara a estrutura do arraial. "Sozinha eu não conseguiria fazer tudo isso. Ainda bem que temos muita ajuda dos amigos e das afilhadas de São João", como ela chama as outras devotas do Santo. "Cada uma faz uma coisa. Uma traz o carreteiro, outra paga o som e assim vamos indo", completou Lucila. O capricho é tanto que o andor foi levado para ser enfeitado em uma floricultura.
Já na casa de Alfredo Ferraz, um dos símbolos da nova geração de festeiros de São João, os preparativos tiveram início ainda na sexta-feira. "Fomos dormir depois de meia-noite e levantamos às 04h30. Às 05 horas fizemos uma alvorada festiva e às 07h fomos para a missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima", descreveu o jovem de 26 anos. Depois da celebração, os devotos voltaram para a casa de Alfredo, onde foi servido um café da manhã comunitário.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Rodrigo Nascimento - Diario Online