Menu
Busca sexta, 07 de agosto de 2026
Cultura

Livro sobre artistas plásticos de MS será lançado na quinta-feira

6 maio 2013 - 12h13 Por Ana Paula Duarte/ Com informações FCMS

As artes plásticas de Mato Grosso do Sul são o tema do próximo volume da série de livros “Vozes”, que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense. O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança nesta quinta-feira (9) o livro Vozes das Artes Plásticas. O evento acontece no auditório da Governadoria, localizada no Parque dos Poderes, na capital, às 9h30.

Vozes das Artes Plásticas é o quarto livro da série publicada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que anteriormente contemplou a dança, o teatro e o artesanato. A obra contou com uma extensa rede de colaboradores tanto de Mato Grosso do Sul quanto de outros estados, incluindo jornalistas, fotógrafos, acadêmicos, pesquisadores, artistas visuais, designers, entre outros. A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, entidades culturais, salas de leitura, setores governamentais do país ligados à cultura e embaixadas brasileiras no exterior.

Organizada pelo jornalista Fabio Pellegrini e pelo fotógrafo Daniel Reino, com design gráfico assinado pela artista visual por Desirée Melo, a obra, registrada na Biblioteca Nacional, tem mais de 300 páginas com acabamento em capa dura e traz em seu conteúdo oito homenagens póstumas e 38 artistas contemporâneos que retratam a diversidade artística de nosso Estado. “Com uma variedade imensa de co-autores, nos textos variam materiais mais informativos e lineares, outros mais criativos, configurando diferentes abordagens”, explica Pellegrini.

Convidada para redigir o introito da obra, a crítica de arte Maria Adélia Menegazzo relata que “O livro pretende dar uma visão da diversidade dessas vozes (artistas), em momentos diferentes, mas não tem um caráter enciclopédico. Também não tem a função de escrever uma história, apontar tendências ou projetar um futuro para nossas artes, embora nada o impeça de fazê-lo. O que se propõe, claramente, é dar voz ao manifesto”.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: