A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, realiza de 10 a 14 de junho, no Museu da Imagem e do Som, a Mostra de Cinema Francês do projeto CineMIS. As exibições têm entrada franca.
Antecipando as comemorações do 14 de julho, a mais importante data cívica para os franceses (Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa), o CineMIS apresenta uma seleção de filmes que marcam o caráter heterogêneo da produção local. A curadoria é de Essi Rafael e Thiago Andrade.
Mesmo no caso do grego Costa-Gravas, que dirige o filme "Z", a relação com o cinema francês é explícita: os atores Louis Trintignant e Yves Montand, assim como o diretor de fotografia Raoul Coutard, são nomes fundamentais dessa cinematografia.
A cultura francesa é muito rica e de valor inestimável; Brasil e França têm ligações históricas importantes no campo das artes, como a Missão Artística Francesa e a influência da Nouvelle Vague para o Cinema Novo, movimento que marcou a produção nacional.
No último dia de exibição, 14 de junho, haverá um debate com o público e os curadores da Mostra, Essi Rafael e Thiago Andrade. Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19 horas. Serão exibidos em idioma original com legendas em português, na seguinte ordem, os filmes O Profeta, Os Amantes de Pont-Neuf, Persépolis, Z e A História de Adèle H.
Serviço: O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9178 ou pelo e-mail:[email protected].
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS