A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, realiza até o dia 14 de junho, no Museu da Imagem e do Som, a Mostra de Cinema Francês do projeto CineMIS. As exibições têm entrada franca.
Antecipando as comemorações do 14 de julho, a mais importante data cívica para os franceses (Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa), o CineMIS apresenta uma seleção de filmes que marcam o caráter heterogêneo da produção local. A curadoria é de Essi Rafael e Thiago Andrade.
“A pluralidade do cinema francês é inegável. Portanto, optou-se por selecionar filmes que apontem para essa diversidade. A política, os relacionamentos e o mundo árabe compõem esse pequeno recorte, que se estende pelas últimas quatro décadas dessa cinematografia”, afirma Thiago.
Mesmo no caso do grego Costa-Gravas, que dirige o filme "Z", a relação com o cinema francês é explícita: os atores Louis Trintignant e Yves Montand, assim como o diretor de fotografia Raoul Coutard, são nomes fundamentais dessa cinematografia.
A cultura francesa é muito rica e de valor inestimável; Brasil e França têm ligações históricas importantes no campo das artes, como a Missão Artística Francesa e a influência da Nouvelle Vague para o Cinema Novo, movimento que marcou a produção nacional.
“A Mostra Cinema Francês, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar contemporâneo sobre a produção francesa, atualiza estes laços entre Brasil e França e dá ao público a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento", explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.
No último dia de exibição, 14 de junho, haverá um debate com o público e os curadores da Mostra, Essi Rafael e Thiago Andrade. Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19 horas. Serão exibidos em idioma original com legendas em português os filmes O Profeta, Os Amantes de Pont-Neuf, Persépolis, Z e A História de Adèle H.
Confira a programação:
12 de junho (quarta-feira)
Persépolis - Marjane é uma jovem iraniana de oito anos que sonha em ser uma profetisa do futuro para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do Xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos "Guardiões da Revolução", que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria.
Direção: Marjane Satrapi e Vincent Parannaud; Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian, Gabrielle Lopes Benites. Animação, 96 min, 2007
13 de junho (quinta-feira)
“Z” - Baseado em acontecimentos reais, o filme mostra a tomada do governo democrata na Grécia. Quando um político liberal (Yves Montand) é assassinado durante um evento relacionado à paz, figuras militares e da polícia tentam encobrir o crime.
Direção: Costa-Gravas; Elenco: Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant, Charles Denner. Drama, 127 min, 1969
14 de junho (sexta-feira)
A História de Adèle H. - Adèle Hugo, filha do escritor Victor Hugo, é abandonada pelo tenente Pinso, por quem estava perdidamente apaixonada. Em 1861 ele deixa o país para servir na base de Halifax, no Canadá, e já não se lembra mais de Adèle. Ela o atormenta a ponto de anunciar o casamento dos dois num jornal local, provocando o rompimento da união dele com a filha de um juiz. Doente, sem recursos, ela empreende uma perseguição implacável que resulta em sua própria loucura.
Direção François Truffaut; Elenco: Isabelle Adjani, Bruce Robinson, Sylvia Marriot. Romance, 96 min. 1975.
Serviço
O Projeto Cine MIS – Mostra de Cinema Francês acontece de 10 a 14 de junho, às 19 horas, com entrada gratuita. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9178 ou pelo e-mail: [email protected].
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Divulgação