Menu
Busca sábado, 22 de junho de 2024

Faltando menos de um mês para o Carnaval, foliões de MS já têm destino certo

23 janeiro 2012 - 15h34

Ainda tem campo-grandense voltando da viagem de férias, como a arquiteta Débora Rondon, que disse 23 dias depois do réveillon: “Hoje começa 2012. Com energias e baterias recarregadas”. A jovem de 23 anos acaba de voltar das férias que passou Florianópolis com o namorado. No entanto, muita gente já está se programando para os próximos dias de folga, que prometem muita festa e nada de descanso. O Carnaval.


Enquanto alguns preferem planejar uma viagem para Salvador, que fica a 2568 Km de Campo Grande, ou Rio de Janeiro, distante 1444 Km, um grande grupo de jovens de Mato Grosso do Sul escolhe alternativas mais próximas, sem ter que deixar de lado um Carnaval popular e de atrações nacionais.


Ao longo dos últimos 10 anos o Carnaval de Bonito, antigamente o mais conhecido e que atraía mais turistas, teve que dividir espaço com outras festas, como a de Corumbá e Paranaíba. Rio Verde e Costa Rica também entram na lista das cidades do interior que costumam receber mais turistas nesta época do ano. É uma semana de shows todos os dias, festa, aumento nas vendas de bebidas alcoólicas, e muito movimento na cidade.


Em Corumbá, 444 km da Capital, o folião pode escolher a melhor forma de se divertir. Para quem gosta do Carnaval carioca, tem o Desfile das Escolas de Samba, que é tradicional na cidade e mostra o talento dos carnavalescos corumbaenses. Os festeiros podem participar dos grandes blocos: “Birigui”, “Guerreiros” ou “Afoga o Ganso”, que trazem bandas da Bahia para animar a avenida. Ou então, para o público mais “culti”, tem as atrações culturais de terça-feira, com o desfile de corsos, cordões, e os tradicionais, e conhecidos nacionalmente, pastorinhas e marinheiros.


Suzete dos Santos, psicóloga, participa do Carnaval de Corumbá há mais de 20 anos, antes mesmo de sua filha, Maria do Carmo, 22 anos, nascer. E a jovem já desfilou de destaque na mesma avenida que sua mãe tanto sambou.  A psicóloga, que é uma das organizadoras do desfile da “Escola de Samba Mocidade Independente da Nova Corumbá”, viu o Carnaval corumbaense crescer, e com isso, também presenciou a evolução dos carnavalescos da cidade.


“Acredito que o Carnaval de Corumbá está se profissionalizando. Deixou de ser amador, de ser fruto de voluntariado. Hoje é tudo feito por contrato. A demanda do turismo aumentou na cidade, e isso fomentou a profissionalização, fez com que as escolas buscassem mostrar um Carnaval mais bonito”, disse Suzete. Ela também destacou que neste ano de 2012, Corumbá vai conhecer o trabalho de duas novas escolas. “Isto prova o quanto nosso Carnaval está se profissionalizando. Nossa cultura respira carnaval e isso ajuda muito, as pessoas investem”, finalizou. Oficialmente, a prefeitura de Corumbá confirmou o show da cantora Claudia Leite, no dia 1º para o lançamento do Carnaval, e o show do grupo Revelação, no dia 21 de fevereiro.


Juventude


Com eles o assunto já não é profissionalismo. Carnaval se resume em festa e muita animação. Entre os destinos mais escolhidos por campo-grandenses para fora do Estado é a cidade de Votuporanga, na região Noroeste de São Paulo. “Escolhi Votuporanga principalmente porque, dos carnavais próximos a Campo Grande, é o único que ainda não conheço e claro, pela fama de ser o melhor deles”, disse o univesitário Jean Rommy Júnior, de 20 anos.


O jovem vai com uma turma de cerca de 70 pessoas, sendo que 20 são de Campo Grande, e o restante de Pedro Gomes, norte do Estado, das cidades mineiras Uberlândia e Uberaba, além do município de Presidente Prudente, em São Paulo. “A expectativa é grande, em Votu são 10 festas, cinco tardes e cinco noites, sendo as tarde cada dia uma festa de tema diferente. Sem falar que quando estamos com os amigos, qualquer lugar fica bom”, disse Júnior, que já tem tudo planejado para a festa.


Já o jovem advogado Jodascil Gonçalves Lopes, 23 anos, disse que deve decidir ainda hoje para onde vai, mas em Campo Grande não pretende ficar na semana de Carnaval. Suas opções incluem o município de Paranaíba, 413 km da Capital. “ Não sei se vou para a fazenda, Paranaíba, Santa Catarina ou Rio de Janeiro”. Na opinião dele, o Carnaval de Paranaíba é o mais popular de Mato Grosso do Sul. “Além de ser o mais popular, terá boas atrações, de peso nacional, como o sul-mato-grossense Michel Teló e o MC Catra”, destacou o jovem.


Oportunidade 


Enquanto muitos jovens se programam para curtir os dias de folga em festa, os meninos do Top Samba, grupo de samba e pagode de Campo Grande, vão trabalhar pela primeira vez nos cinco dias de Carnaval, depois de cinco anos de banda. O vocalista Vinicius Barreto, 20 anos, conta da agenda apertada, mas acredita que será um passo importante para o grupo, que vai tocar em três cidades diferentes de Mato Grosso do Sul, e por isso, vai passar parte do Carnaval na estrada. “Sem dúvida, vamos vai viajar, tocar e ir embora”.


Vinicius conta que o grupo não tocou em outros carnavais por não estar preparado, e que hoje, sente que os músicos estão mais profissionais. “O grupo, depois de cinco anos, está entrosado. Estamos com uma banda boa e preparados pra fazer o trabalho”. O Top Samba será a atração principal no popular Carnaval do balneário Quedas D’água, em Rio Verde, nos dias 18, 19 e 20 e 21 de fevereiro (durante o período da tarde). A noite, os músicos também serão atração principal do Carnaval de Camapuã (18 e 20) e, ainda, vão animar a festa do Estoril, em Campo Grande, nos dias 19 e 21.


Para saber mais:


Bloco OBA de Votuporanga: http://www.blocooba.com.br/


Bloco AUÊ, de Paranaíba: http://www.paradadez.com.br/carnaiba/


 


Ana Maria Assis

Deixe seu Comentário

Leia Também

Centro de Convivência nos Jogos Escolares de MS promove novas amizades entre estudantes-atletas
Apoiada pela Msgás, Maratona de Campo Grande tem 3 mil atletas confirmados
Reeducandos de MS produzem bolas oficiais para campeonatos e atletas com deficiência visual
Para fomentar a economia, Sidagro atua em conjunto com o Consórcio Central no fortalecimento do SIM