Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024

Governo de MS mantém tradição e apoia festival gaúcho

12 novembro 2019 - 18h55Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Com competições de danças e outras atividades folclóricas tradicionais gaúchas, o Fegams surgiu em 1989 em Ponta Porã e é organizado a cada edição em uma cidade diferente.

No ano passado, Sidrolândia foi sede do Festival.

“É uma alegria manter a sequência de apoio a essa tradição que preserva a história”, afirmou Reinaldo Azambuja, destacando ainda a manutenção de outros festivais, como o de Inverno de Bonito (FIB) e o América do Sul Pantanal (Fasp), cuja abertura será nesta quinta-feira (14) com show de Zezé di Camargo & Luciano.

Além de destacar investimentos no setor cultural, o governador ressaltou a aplicação de recursos em outras áreas. “Ficamos muito contentes em continuar investindo em todas as cidades.Aqui em Maracaju, por exemplo, temos bons investimentos como o pronto socorro, a maternidade, o centro cultural, pavimentação asfáltica e recapeamento de vias”, pontuou Reinaldo Azambuja.

O Fegams reúne CTG’s (Centros de Tradições Gaúchas) de dez municípios do Estado.

Participam das atividades Maracaju, Chapadão do Sul, Laguna Carapã, Rio Brilhante, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Campo Grande, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Segundo o patrão do CTG Nova Querência (Maracaju), Dejair Santos, pelo menos 10 mil pessoas devem participar do Festival. A entrada é gratuita.

Os Festivais são realizados anualmente com prendas e peões, que disputam diversas provas nas categorias: mirim, juvenil, adulta, xiru e veterano. São diversas modalidades: Campeira (laço, rédeas, gineteadas, etc); Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais); e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco). É o maior encontro da cultura gaúcha no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira