Divulgação Fácil
Rivemat
Menu
Busca segunda, 04 de julho de 2022

Grupo do RN traz oficina gratuita no Centro Cultural José Octávio Guizzo

29 setembro 2019 - 13h50Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Na ocasião, o grupo, vencedor do Prêmio Cesgranrio e APTR, vem para Campo Grande com patrocínio do Ministério da Cidadania e do Programa BR Distribuidora de Cultura, apresentar o espetáculo gratuito “Jacy”, no Teatro Glauce Rocha, nos dias 03 e 04 de outubro, com sessão às 20h.

A oficina tem carga horária de 8 horas e classificação indicativa de 16 anos.

Nela o aluno conhecerá elementos do teatro documental, vivenciados em exercícios que partem do registro escrito, da memória e do registro em vídeo.

Tendo como método a observação de pessoas, locais e situações, o material colhido é transposto para dramaturgia cênica e audiovisual.

Os participantes terão uma vivência de todo o processo de criação do Grupo Carmin e experimentar construção de dramaturgia e cena a partir dos elementos explorados.

Durante seus 12 anos de existência, o grupo Carmin tem trabalhado duas vertentes essenciais do teatro contemporâneo: a preparação do ator-pesquisador e a criação de dramaturgia original.

Ao longo desse tempo, consolidou uma série de práticas resultantes dos processos de montagem das peças “Pobres de Marré”, “Jacy”, “Por Que Paris?” e “A Invenção do Nordeste”.

Essas práticas têm como matriz as técnicas de Rasaboxes, mímese corpórea, escrita automática e escrita de observação.

A oficina “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real” propõe o compartilhamento dessas práticas de criação de personagens e dramaturgia, tendo como ponto de partida a observação de pessoas em situações reais nas ruas.

O trabalho é feito de forma ética e respeitosa, não exatamente “usando” as histórias de vida das pessoas observadas, mas elegendo fatos fundadores para o início da ficção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

No acumulado dos últimos 12 meses MS gerou mais de 40 mil novas vagas de emprego
Socorro do Governo de R$ 1,2 milhão para estudantes da Rede Estadual mantém tarifa de ônibus congela
Governo do Estado nomeia 201 aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde
Estudo de viabilidade da ferrovia Malha Oeste avança e licitação pode sair no segundo semestre