Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024

Homenagem às mulheres musicistas emociona público nesta manhã no Museu da Imagem e do Som

07 março 2020 - 11h49Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Diversos talentos femininos da música sul-mato-grossense estiveram presentes no Museu da Imagem e do Som, elas deram uma palhinha para quem esteve presente para prestigiar o evento.

A sanfoneira Jakeline, a gaiteira Manu e a cantora Ilza Nogueira se apresentaram com a música raiz de fronteira, e o maestro Eduardo Martinelli trouxe músicos convidados para homenagear as mulheres presentes. E, é claro, a maior homenageada desta manhã foi a primeira dupla feminina do Estado, as irmãs Beth e Betinha, que cantaram sucessos como “Beijinho Doce” e “Boneca Cobiçada”, levando o público às lágrimas.
O público presente pôde conferir a exibição do vídeo “Beth e Betinha”, de Marinete Pinheiro, que narra a história da dupla em atividade há mais de 50 anos. No documentário de 18 minutos a cineasta conduz uma entrevista que explora as memórias da carreira da dupla contada por elas mesmas, as dificuldades do início da carreira e as atuais. ‘Causos’ engraçados, histórias de composições, shows e apresentações são abordadas pela dupla no filme que sintetiza com um olhar criativo e artístico a história da dupla Beth e Betinha.

A coordenadora do MIS e cineasta Marinete Pinheiro, contou que as gravações para o curta-metragem fez com que a dupla registrasse suas músicas em uma gravadora. “O filme acabou sendo um processo maior, que envolveu não só as filmagens, mas acabou trazendo outras coisas. “A gente sabe o desafio que é ser artista, a música suaviza e dá alegria ao nosso dia-a-dia. É muito difícil o museu ficar sem fazer uma homenagem às mulheres nesse dia”.



Depois da exibição do filme e das atrações musicais, a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, parabenizou a todas as mulheres que prestigiaram o evento e promoveram um encontro de gerações. “Depois desse banho de talento, de música, parabenizo essas mulheres maravilhosas, esse encontro de gerações. Gostaria de agradecer à equipe do MIS e do Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura pela realização deste evento e por reverenciar nossas musicistas. Hoje a gente ainda tem tantas barreiras para vencer, imagina naquela época. É emocionante a gente ver toda a luta, a garra de vocês. Nos espelhamos em vocês, mulheres maravilhosas. O que estiver ao nosso alcance para fazer pela cultura de Mato Grosso do Sul, contem comigo. Vamos continuar acreditando, trabalhando e ido em frente. Parabéns a todas as mulheres”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
Feirão é oportunidade de conquistar emprego na manhã desta terça-feira
Ação Itinerante da Subea leva atendimento veterinário gratuito ao Jardim Canguru nesta terça-feira (
Com apoio do Governo, Campeonato Estadual 2024 termina com título do Operário