Menu
Busca domingo, 14 de julho de 2024

Projeto Casa Quilombola da Sehac receberá prêmio nacional

05 maio 2011 - 15h16

O projeto Casa Quilombola da Secretaria Estadual de Habitação e das Cidades receberá o prêmio nacional Selo de Mérito 2011, que tem o objetivo de estimular e difundir as experiências bem sucedidas dos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social. 

Na escolha do projeto sul-mato-grossense foram levados em conta o alcance social e relevância urbana; a sustentabilidade; o trabalho social e a inovação. A escolha foi realizada pela Comissão de julgamento do prêmio, composta por representantes do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

Segundo informação do secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, o Projeto Casa Quilombola consiste no atendimento da população negra em situação de vulnerabilidade social, moradores em diversas comunidades quilombolas do Estado, além de fortalecer a sua capacidade organizativa. 

As obras realizadas pelo governo do Estado em parceria com a União e as prefeituras viabilizaram recursos superiores a R$ 1,9 milhão investidos na construção de 300 unidades habitacionais em 13 quilombolas localizados em 11 municípios do Estado. As moradias são de 32 metros quadrados, distribuídos em sala/cozinha, dois quartos e banheiro. O fortalecimento da organização comunitária é realizado pelo Conselho Estadual do Negro que acompanha as ações da administração estadual. 

O prêmio Selo do Mérito está em sua 13ª edição e é concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Órgãos Assemelhados (ABC), em parceria com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Os projetos foram escolhidos por categoria: Nacional; Regional Regularização Fundiária/Imobiliária e Sustentabilidade.

Os projetos eleitos serão apresentados no "Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social de 2011" a ser realizado nos dias 1º e 2 de junho em Brasília e receberão o prêmio "Selo de Mérito 2011" durante a Sessão Solene de Abertura, no dia 1º. (Notícias MS)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Temperaturas permanecem amenas e quinta-feira tem probabilidade de chuva fraca a moderada
Julho das Pretas: governos de MS e Federal debatem ações afirmativas e promoção da igualdade racial
Saúde realiza monitoramento das estratégias de vacinação para pólio e sarampo em MS
Investimento na agricultura familiar sobe 130% em edital de extensão da Fundect