Rivemat
Divulgação Fácil
Menu
Busca segunda, 04 de julho de 2022

Teatro de Sombras inspirado em lenda e saberes tradicionais brasileiros

14 julho 2019 - 12h22Por GOV MS

A programação de teatro do Festival de Inverno de Bonito 2019 começa no dia 20 de julho, no Distrito Águas de Miranda, com o espetáculo “Iara – O encanto das águas”, da Cia Lumiato. Este espetáculo infanto-juvenil de teatro de sombras, inspirado na lenda da Iara, a sereia brasileira, e nos saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil, é de classificação livre, com 40 minutos de duração.

A encenação usa a dinâmica cinematográfica, em que o espectador tem a impressão de estar assistindo a um filme. A narrativa é de fácil entendimento, utilizando pouco texto. A história começa com um índio da aldeia que sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

É um espetáculo audiovisual, para salas fechadas ou espaços alternativos protegidos da luz externa. A cenografia e a iluminação são compactas, oferecendo auto suficiência técnica e rapidez na montagem. Depois da apresentação o público pode ver de perto o material cênico do espetáculo e bater um papo com os artistas. A direção, dramaturgia e cenografia é de Alexandre Fávero, encenada pelos atores sombristas Thiago Bresani e Soledad Garcia.

O espetáculo recebeu o Prêmio Sesc do Teatro Candango 2014 de Melhor Direção e Melhor Dramaturgia, para Alexandre Fávero, e Melhor Trilha Sonora, para Mateus Ferrari e Marcelo Da Col. Foi agraciado com o Prêmio Funarte Myrian Muniz 2014 e com o Prêmio Internacional Atina 2014, da Argentina.

A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e se apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região Centro-Oeste do Brasil.

Utilizou nos primeiros trabalhos técnicas de bonecos de luva, mesa, circo, e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte, encantando adultos e crianças com projetos de caráter regional e nacional.

O espetáculo “Iara – O encanto das águas”, da Cia Lumiato, será apresentado também no dia 21, no Assentamento Guaicurus e no dia 25, na Caixa Cênica, em Bonito. A Cia Lumiato ministra também uma Oficina de teatro de sombras nos dias 22, 23 e 24 de julho, das 13 às 17 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

No acumulado dos últimos 12 meses MS gerou mais de 40 mil novas vagas de emprego
Socorro do Governo de R$ 1,2 milhão para estudantes da Rede Estadual mantém tarifa de ônibus congela
Governo do Estado nomeia 201 aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde
Estudo de viabilidade da ferrovia Malha Oeste avança e licitação pode sair no segundo semestre