O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul depositou nesta sexta-feira (16) o 13º salário de forma integral para todos os servidores públicos.
O dinheiro estará disponível no sábado.
Internautas responderam na enquete do MSREPÓRTER como vão gastar seu 13º salário
De um total de 100%, a maioria, ou seja, 73% vão usar o dinheiro extra para os gastos de fim de ano. Já 16% ainda não sabem o que fazer enquanto que 5% vão pagar dívidas e outros 5% vão guardar o 13º.
Planejamento
Os economistas alertam que é bom planejar o que fazer com o dinheiro, que pode ser, no mínimo, uma boa oportunidade para quitar dívidas e recuperar o crédito de quem ao longo do ano se atrapalhou com as compras e cartões.
De acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), Thales de Souza Campos, o que importa não é quanto o trabalhador ganha, mas como ele gasta o dinheiro. Segundo o especialista, o consumidor que não se controlou com os gastos ao longo do ano, terá que utilizar o recurso para pagar as dívidas, e deixar para aproveitar as férias em viagem para outra ocasião.
O economista aponta que também tem os consumidores mais controlados, que acabam tendo o 13º salário como um dinheiro a mais para lazer ou investimento. No entanto, ele destacou que para isso é também preciso de planejamento. “Com muito dinheiro, é possível fazer uma festa péssima, e com pouco dinheiro é possível fazer uma ótima festa. Planejamento é fundamental, de curto, médio e longo prazo”, alertou.
Helton Verão
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS