Menu
Busca sexta, 14 de agosto de 2026
Educação

Três escolas da Capital aparecem entre as 50 melhores do país no Enem

12 setembro 2011 - 06h09 Por Markito

MEC usa índice de participação de alunos como classificação para dividir grupos. 

Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (12), é possível perceber a diferença de qualidade entre o ensino público e privado no país. Na cobiçada lista das cem melhores escolas brasileiras, três instituições de Mato Grosso do Sul aparecem. Todas particulares e de Campo Grande.

A instituição com a melhor pontuação do Estado (718.25) foi o Colégio Bionatus, localizada no Bairro Jardim dos Estados, onde as mensalidades custam mais de R$ 1 mil. No ranking nacional, a escola aparece na 16º colocação.

Bionatus é uma escola de período integral, que entrou no mercado oferecendo cursinhos preparatórios para vestibular e, a partir de 2006, criou turmas regulares de ensino médio. Com 1,7 mil metros quadrados, o colégio que nos últimos anos esteve entre os melhores do Estado no Enem, tem cerca de 500 alunos e 45 professores.

Em segundo lugar na lista do Estado e 18º na classificação nacional, aparece o Colégio Alexander Fleming, também da Capital, com 717.77 pontos. Com 30 anos de existência, atualmente 95% dos alunos que terminam o Ensino Médio na instituição seguem direto para a universidade.

Na terceira colocação aparece a única instituição pública entre as dez melhores do Estado e uma das poucas do “top 100” nacional, o Colégio Militar de Campo Grande, com 700,99 pontos. A escola é a 49ª na lista do país.

Entre as 100 melhores do Enem não aparece nenhuma escola estadual ou municipal. As instituições públicas que se destacaram são colégios de aplicação de universidades, colégios militares, escolas federais e escolas técnicas.

Sistema de classificação

Para o Enem 2010, o MEC mudou o critério de divulgação das notas por escola. Quatro categorias foram criadas de acordo com a porcentagem de participação no exame:

Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)

Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)

Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)

Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)

O Ministério explica que, por causa da diversidade na taxa de participação no Enem, as escolas só podem ser comparadas dentro dos próprios grupos. O MEC criou as quatro categorias para evitar comparações equivocadas e a criação de rankings distorcidos.

“Top 10” do Estado

Melhores instituições com mais de 75% de participação no Enem 2010 (Grupo 1):

1º - Colégio Bionatus (com 718,25 pontos e 99,4% de participação)

2º - Colégio Alexander Fleming (com 717,77pontos e 100% de participação)

3º - Colégio Militar de Campo Grande (com 700,99 pontos e 87,9% de participação)

4º - Colégio Harmonia (com 682,01 pontos e 83,3% de participação)

5º - Colégio Maria Montessori (com 677,41 pontos e 94,3% de participação)

6º - Colégio Lumiere (com 669,71 pontos e 100% de participação)

7º - EEIEFM General Osório (com 658,21 e 91,7% de participação)

8º - Colégio Delphos (com 655,56 pontos e 94,3% de participação)

9º - Escola Franciscana Imaculada Conceição (com 654,81 pontos e 88,8% de participação)

10º - CNEC – Escola Cenecista Oliva Enciso (Com 654,76 pontos e 76,2% de participação)

 

Camila Bertagnolli

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: