Menu
Busca quinta, 13 de agosto de 2026
Educação

Trabalhadores da educação saem vitoriosos da Assembleia Legislativa

11 maio 2012 - 11h06 Por Markito

Depois de praticamente dois dias de manifestações e vigília na Assembleia Legislativa, os mais de mil trabalhadores em educação, que estavam acampados na Casa de Leis, desocuparam o prédio na noite de quinta-feira. Eles tiveram a garantia, por parte dos deputados estaduais de MS, que tanto o poder legislativo como o executivo irão assinar um documento assegurando aos administrativos da educação direitos como a inclusão da categoria no Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul, a Lei Complementar 0087/2000, e que os pontos dos dias de manifestação não serão cortados.

 De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), Roberto Magno Botareli Cesar, entidade que estava à frente do movimento, a alteração do reajuste salarial dos administrativos não foi alcançada, porém com a inclusão deles no Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de MS, a data base da categoria passa ser a mesma que a dos professores da rede estadual de ensino, 1º de janeiro, o que facilita negociações como esta, pois questões como os índices de reajuste serão debatidas juntamente com o magistério, o que possibilita que os trabalhadores em educação tenham o mesmo reajuste, tanto professor, como administrativo e, além disso, o administrativo da educação passa a ter uma carreira única.

 O presidente ressaltou ainda que caso o governador se recuse a assinar o documento com os compromissos do poder executivo e do legislativo com a categoria, a Federação vai solicitar que os deputados estaduais votem contra o reajuste de 6% para os administrativos da educação e seguirá com as mobilizações, havendo a possibilidade de greve na rede estadual de ensino.

Após a Asssembleia Geral da FETEMS, no plenário "Julio Maia" da Assembleia Legislativa, onde a comissão da Federação e os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Lauro Davi (PSB) fizeram os repasses para a categoria de como foi a reunião entre os deputados e os representantes do movimento sindical, os trabalhadores em educação deixaram a Casa de Leis afirmando que seguem mobilizados e que participarão em peso da sessão solene, terça-feira (15), que irá votar o Projeto de Lei do reajuste salarial dos administrativos da educação e onde será assinado o documento com os compromissos do poder executivo e legislativo com os administrativos da educação. A diretoria da Federação afirma que a meta de mobilização para a próxima terça-feira é o dobro dos trabalhadores em educação que estavam presentes na Assembleia nestes dois dias.

Mariana Anjos / Com Informações Nova News

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: