Menu
Busca quinta, 13 de agosto de 2026
Educação

Provas do Enem iniciam neste sábado ao meio-dia em MS

2 novembro 2012 - 12h00 Por Mariana Anjos / Com Informações Douranews

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas neste sábado (3) e domingo (4) às 13 horas (pelo horário de Brasília) em todo o País. Em razão do início do horário de verão no último dia 21, os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos para o exame deverão estar atentos em relação ao horário local de fechamento dos portões em cada Estado.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, os portões serão abertos às 11 horas e fechados, pontualmente, ao meio-dia, ou seja, quando em Brasília serão 13 horas, o Estado estará marcando 12 horas. Vale o horário nacional. 

Os portões serão abertos, em todo o País, uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital do Enem. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
 
Confira por região
 
Início às 11 horas: No Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, estados que agora estão duas horas atrás em relação a Brasília, os portões vão fechar às 11 horas.
 
Início às 12 horas: No Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), nos estados do Amapá, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os portões serão fechados às 12 horas do horário local.
 
Início às 13 horas: Para aqueles que farão as provas no Distrito Federal ou nos estados que estão no horário de verão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, e Tocantins), os portões serão fechados às 13 horas no horário local.
 
As provas
 
Neste sábado (3), a prova terá 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. No domingo (4), serão 45 questões de linguagens e códigos, que engloba português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. No segundo dia, os candidatos terão ainda de fazer uma redação.
 
O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova. Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
 
É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
 

 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: