Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2026
Educação

Projeto contra bullying e violência passa por várias cidades do Brasil

26 março 2013 - 12h13 Por Ana Paula Duarte/ Com informações Asessoria Editora Alvorada

O Projeto Tosco em Ação, realizado pela Editora Alvorada e que tem como base o livro "Tosco" do psicólogo Gilberto Dari Mattje, está ganhando espaço nas escolas públicas do país. A intenção do projeto é de alertar os estudantes sobre as consequências do bullying e violência dentro e fora das instituições de ensino.

De acordo com a assessoria de comunicação da Editora Alvorada, cinco Estados já colocaram em prática as lições do Tosco em Ação e Goiás é a próxima unidade da federação a receber os benefícios do projeto. O programa deve começar a ser implantado no início de abril na capital Goiânia e em seguida, levado para o interior. O Projeto Tosco em Ação já passou por aproximadamente 600 municípios nos Estados de Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, Roraima e Rio Grande do Sul.

O Projeto

Criado em 2009 com base no livro “Tosco”, de autoria de Gilberto Dari Mattje e lançado pela Editora Alvorada, o projeto “Tosco em Ação” nasceu em Mato Grosso do Sul com a necessidade de se ter um material especializado no combate à violência dentro das salas de aula, já que a escola é o ponto de ligação entre alunos, família e sociedade. Por meio de diversas atividades de conscientização e leituras, “Tosco em Ação” aborda problemas como o bullying, a relação com a família, os amigos e a escola.

De acordo com a psicóloga Suelen Librelotto Sirugi, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Editora Alvorada, uma pesquisa realizada com mais de 87 mil estudantes brasileiros que já participaram do projeto “Tosco em Ação”, apontou que 87% dos entrevistados que leram o livro de Gilberto Dari Mattje alteraram o comportamento de forma positiva.

 Destes, 37% passaram a respeitar mais as pessoas, 19% pararam ou diminuíram as piadas sobre os colegas, 17% estão mais interessados pelas atividades escolares, 15% estão menos agressivos e os demais passaram a se relacionar melhor com os colegas.

 O livro “Tosco” trata da história de um adolescente de baixa renda que teve problemas de relacionamento familiar na infância, presenciou cenas de agressão em casa e acabou seguindo o caminho das drogas, do alcoolismo e do bullying. Mesmo com tantas dificuldades na vida, ele conseguiu a oportunidade de seguir o caminho do bem e da felicidade. A diferença que o livro mostra por onde passa é a autopercepção e identificação dos leitores com o autor principal.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: