Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2026
Educação

Inscrição para cursos técnicos a distância do IFMS termina nesta sexta-feira

15 janeiro 2014 - 12h08 Por Mariana Rodrigues/Informações Assessoria

 Os interessados em concorrer a uma das 465 vagas ofertadas pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em cursos técnicos a distância gratuitos devem se inscrever pela internet até esta sexta-feira (17).


As vagas são distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, nos cursos técnicos em Automação Industrial, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino médio.

O edital com as regras do processo seletivo e o acesso ao sistema de inscrições, que são gratuitas, estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Ação Afirmativa (cotas) – O edital reserva 50% das vagas a candidatos que cursaram todo ensino médio na rede pública. Desse total, o IFMS destina um percentual de vagas a estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e, ainda, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

No ato da inscrição, o candidato cotista deverá escolher a opção de “Beneficiário de Ações Afirmativas”.

Seleção – Será feita por meio de sorteio eletrônico no dia 22 de janeiro. O local e horário serão divulgados nesta sexta-feira, 17, na Central de Seleção.

A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 31 de janeiro. Os estudantes selecionados deverão realizar a matrícula no período de 5 a 7 de fevereiro.

Cursos – São ofertados por meio do programa Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos são semipresenciais, com aulas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle). É exigida a presença do estudante no polo de ensino uma vez por semana.

Vagas
-->
-->

Município

Polo

Curso

Total de Vagas

Aquidauana

Campus Aquidauana

Edificações (Sábado/Matutino)

40

Manutenção e Suporte em Informática (Sábado/Matutino)

40

Campo Grande

Campus Campo Grande

Automação Industrial (Sábado/Vespertino)

40

Edificações (Sábado/Vespertino)

40

Manutenção e Suporte em Informática (Sábado/Matutino)

40

Polo Maria Eliza

Automação Industrial (Sexta-Feira/Noturno)

35

Polo Moreninhas

Edificações (Sábado/Matutino)

35

Corumbá

Campus Corumbá

Automação Industrial (Sábado/Vespertino)

40

Manutenção e Suporte em Informática (Sábado/Matutino)

40

Ponta Porã

Campus Ponta Porã

Manutenção e Suporte em Informática
(Quarta-Feira/Noturno)

35

Três Lagoas

Campus Três Lagoas

Automação Industrial (Terça-Feira/Noturno)

40

Manutenção e Suporte em Informática
(Sexta-Feira/Noturno)

40

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: