Menu
Busca terça, 11 de agosto de 2026
Educação

Projeto prevê cartão aos estudantes para compra de material escolar

12 junho 2016 - 04h51 Por Da Redação

O projeto do deputado Pedro Kemp (PT) prevê um cartão eletrônico, aos estudantes da rede pública, para que os mesmos façam a compra do material escolar, ao invés do governo estadual realizar uma licitação, e repassar aos alunos, no começo do ano letivo.

O deputado explica que a intenção é descentralizar o processo de compra, inclusive gerando economia ao Estado, já que cada estudante iria comprar seu material, em livraria ou estabelecimento local.

 “Venderia mais produtos diretamente aos consumidores, trazendo benefícios aos empresários e trabalhadores do comércio e ainda mais arrecadação de ICMS, além de possibilitar que o próprio usuário faça a fiscalização da qualidade e quantidade dos produtos”, disse o petista.

Pela proposta cada aluno matriculado teria direito a um cartão, com um valor definido pelo governo. Os locais de venda deveriam estar credenciado junto a Secretaria Estadual de Educação. O uso indevido estaria sujeito a sanções administrativas e criminais.

Ele citou que outros estados já utilizam esta ferramenta, tendo como regra, a devolução do dinheiro se não for usado, durante um período determinado. O projeto segue para as comissões permanentes, para depois ser avaliado no plenário, pelos deputados. Se for aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: