Menu
Busca domingo, 19 de maio de 2024

Educadores suspendem greve e bloqueio da MS-156

02 agosto 2014 - 11h36Por Mariana Anjos / Informações Dourados Agora

Os trabalhadores da educação de Dourados decidiram suspender a greve na Rede Municipal de Ensino. A decisão foi tomada durante assembleia realizada no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) no fim da tarde desta sexta-feira. Ao mesmo tempo chegou ao fim o bloqueio promovido por educadores indígenas à MS-156.

A categoria condiciona o retorno às aulas já a partir de segunda-feira (4) ao atendimento das reivindicações feitas à prefeitura. Durante reunião ocorrida na Câmara Municipal, representantes do Executivo assumiram compromissos com os educadores, intermediado pelos vereadores.

Foi estabelecido neste encontro que a administração municipal vai extinguir, de imediato, todos os processos judiciais movidos contra o movimento grevista. Isso incluiu a ação que declara a greve ilegal e abusiva, além da multa aplicada pelo Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) por poluição sonora, de R$ 4,8 mil

Segundo o Simted, ficou acordado que a prefeitura vai prosseguir com as análises para inclusão dos servidores administrativos no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) dos educadores. As reivindicações dos trabalhadores na educação indígena foram acolhidas e serão intermediadas pelo Legislativo.

Já com relação ao Piso Salarial de 20 horas para os integrantes do Magistério, a prefeitura assumiu o segundo o Simted, compromisso de apresentar, até o dia 15 de outubro, o Projeto de Lei que estabelece essa política a partir de 2016 ou 2017, conforme já havia sido proposto no final de abril.

No entanto, caso a prefeitura não consiga comprovar a inviabilidade jurídica e orçamentária desse pleito até a data prevista para apresentação do projeto, uma nova proposta deve estar disponível na mesma data.

Segundo a vice-presidente do Simted, Gleice Barbosa, caso as propostas não sejam cumpridos, os educadores não descartam a possibilidade de nova greve.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Summit Brazil-USA: Mato Grosso do Sul destaca política agroambiental e programa Carbono Neutro
Governo de MS envia insumos e equipe especializada para auxiliar no resgate de animais no RS
Operação Cosud: 333 pessoas presas e 3 toneladas de drogas apreendidas em MS
Avistar Brasil: MS participa do maior evento de observação de aves da América Latina