Menu
Busca quinta, 18 de abril de 2024

Iniciativa e criatividade: escolas da REE criam canais para compartilhamento de conteúdo

28 março 2020 - 11h42Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A suspensão das atividades presenciais nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) passou a valer na última segunda-feira (23.03) e, desde então, cerca de 210 mil estudantes passaram a ficar em casa, seguindo as orientações de saúde como medida de prevenção contra a Covid-19.

Com essa mudança na rotina – que já ocorre em todo o País – várias escolas da REE encontraram formas de manter o contato com os alunos e passaram a utilizar sites para o compartilhamento dos conteúdos.

Um dos exemplos pode ser observado na EE Jorge Amado, localizada no município de Chapadão do Sul, distante cerca de 340 quilômetros de Campo Grande. Por lá, a iniciativa foi do coordenador do programa Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA), professor Elton Luís Gomes, que buscou – na internet – ferramentas que possibilitassem a criação de um site (clique aqui e acesse). “Já tínhamos em mente a montagem de um site com a organização das atividades que ficassem acessíveis para os estudantes, em casa.

A primeira questão foi a internet e precisávamos saber se era possível. Passamos nas salas para saber se todos poderiam acessar.

Com a resposta positiva dos estudantes, iniciamos a construção”, explicou Elton.Com o objetivo inicial de atuar como um complemento para os estudos e publicação de material que servisse como apoio para os estudantes do programa AJA, o site se desenvolveu, passou a ser acessado com mais frequência e com o período de suspensão das aulas presenciais, pode ser utilizado como um caminho para o compartilhamento de apresentações inteiras, voltadas também para os estudantes do ensino regular.

A iniciativa é vista com entusiasmo pelo superintendente de Informação e Tecnologia da SED, Paulo Cezar Rodrigues. Além das ferramentas que a Secretaria disponibiliza, ele destaca que vários gestores estão com esse tipo de ação. “Muitas escolas estão explorando essas possibilidades. Observamos que a Rede Estadual criou uma série de recursos disponíveis na internet para que essas aulas remotas vinculantes – como são chamadas – acontecessem. Eles montaram portais, blogs e usaram ferramentas como o Google Classroom.

São inúmeras formas”, disse. Na EE Profª Maria de Lourdes Toledo Areias, localizada no Conjunto Rouxinóis, em Campo Grande, a direção teve a ideia de criar um verdadeiro portal de conteúdo, ainda em 2017. Mesmo com alguns períodos de maior e menor uso, o canal foi mantido e agora se tornou uma das principais ferramentas da escola para o contato com os estudantes, além das redes sociais já utilizadas

“Nós criamos um portal que é a página da escola, compramos o domínio e aprendemos a utilizar os recursos para postarmos todas as atividades por lá. Agora, orientamos os pais e responsáveis, bem como os estudantes, para acessarem e utilizarem essa ferramenta também”, disse a diretora da escola, professora Adriana Belei.

O site, hospedado no endereço http://www.portalareias.com.br/, conta com campos para diversas turmas de todos os períodos, com fotos, página de artigos e colunas, materiais multimídia e notícias com orientações específicas para o período de suspensão das atividades presenciais, que seguirá – inicialmente – até o próximo dia 06 de abril.

A gestora destaca, ainda, que o retorno vindo dos estudantes – e até dos pais e responsáveis – foi acima do esperado e eles recebem manifestações positivas por caminhos já conhecidos para esse contato, como a página do Facebook da escola. “Recebi até a mensagem de uma mãe com a foto da filha fazendo as atividades que estavam no site, foi uma resposta muito bacana”, completou. Outra alternativa foi adotada pela equipe da EE Joaquim Murtinho, de Campo Grande, responsável por atender quase 1.8 mil estudantes. Por lá, a ideia foi criar grupos com as turmas, por aplicativo de mensagens, para enviar as atividades e tirar dúvidas com os professores, além de compartilhar links com ferramentas disponibilizadas pela SED.

 
What do you want to do ?
New mail

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ações na Penitenciária de Dourados promovem inclusão e respeito à identidade indígena
Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos,