Menu
Busca quarta, 05 de agosto de 2026
Esporte

Mais um sul-mato-grossense é destaque no ciclismo brasileiro

16 fevereiro 2014 - 15h00 Por Mayara Medeiros / Gazeta MS

Destaque do Tour do Rio 2013, o jovem João Pereira Gaspar é considerado uma das grandes promessas do ciclismo nacional. Aos 21 anos de idade, o atleta subiu ao pódio em quase todas as etapas da competição, sempre conquistando metas e a melhor colocação sub-23.

Nascido em 1992, em Sete Quedas, cidade no interior do Mato Grosso do Sul, João é integrante da equipe Ironage, de Sorocaba. Apesar da pouca idade, no entanto, o atleta não é inexperiente no ciclismo: aos 15, deixou sua cidade natal e foi para Campo Grande (MS) tentar a sorte no esporte. De lá para cá, passou por times da capital sul-matogrossense e de outras cidades como Ponta Porã, Presidente Prudente e Assis, até chegar à equipe comandada pelo argentino Edgardo Simon.

Ciclista Shimano da equipe Ironage/Colner, de apenas 21 anos, está em primeiro nas categorias Montanha e Sub-23 e ocupa o quarto lugar na classificação geral São Paulo (SP) - O jovem ciclista João Gaspar, de 21 anos, da Ironage/Colner patrocinada pela Shimano, está demonstrando maturidade e regularidade na 10ª edição do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo e apresenta-se como ameaça aos líderes da prova.

No Contra-Relógio desta quarta-feira (12), em Brotas, Gaspar obteve a quinta colocação geral e, além de se distanciar na liderança da Sub-23, pulou da sexta para a quarta colocação geral da prova. Na terça-feira (11), entre Botucatu e Brotas, o atleta venceu um dos trechos de Montanha e ampliou a vantagem na categoria. Os resultados o credenciam como uma das revelações do ciclismo nacional e candidato a disputar os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

"Os resultados obtidos até este momento são consequência da preparação física adotada pela equipe Ironage/Colner. Competimos em dezembro na Argentina e aproveitei para ficar por lá treinando com Edgardo Simon, que é técnico e ciclista da equipe. Abri mão de passar o período das festas de fim de ano com minha família, visando o Tour do Brasil e, graças a Deus, está dando muito certo. Estamos atingindo nossos objetivos", vibrou João Gaspar, apelidado de "Canibal", por conta do seu grande apetite.

Os desempenhos recentes confirmam a fome de vitórias. Em 2013, Gaspar acumulou títulos na Sub-23 da Volta de San Juan (Argentina), Desafio das Américas e do Tour do Rio, além de ser o atual campeão brasileiro de ciclismo de estrada na categoria. Quando o assunto é Montanha, mais duas vitórias engordam seu currículo: Tour do Rio e Desafio das Américas. Um quarto lugar na Copa da República na última temporada, credencia o ciclista de Sete Quedas (MS) a brigar até a etapa final do Tour do Brasil por um lugar no pódio.

"Meu objetivo desde o primeiro dia de prova é obter o melhor resultado na classificação geral. Ainda faltam as etapas decisivas e acredito que será possível atingir meu objetivo, o pódio. Junto com meus companheiros, vou seguir trabalhando forte para que a Ironage/Colner alcance uma classificação de destaque", afirmou Gaspar. "Continuarei defendendo as minhas duas camisas, a branca do Sub-23 e a branca com bolas vermelhas de Montanha, mas fazendo o máximo a cada etapa para não perder de vista os adversários na classificação individual", concluiu o líder das duas categorias. Ele e seus companheiros de equipe utilizam os componentes da linha Ultegra da Shimano, além dos capacetes Kabuto, também da marca japonesa.

Na classificação de Montanha, João Gaspar lidera com 16 pontos, contra 12 de Oscar Sanches Guarin da Funvic, seu principal rival. Em cinco trechos já realizados, o ciclista Shimano venceu dois e acumulou um terceiro lugar. Na Sub-23, após o colombiano Diego Ochoa da equipe 4-72, também patrocinada pela Shimano, liderar no início da competição, Canibal superou o adversário a partir da terceira etapa.

Até o momento, a liderança geral do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo é de Magno Nazaret, da Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos, com o tempo de 9h27m20, seguido de perto por Alex Diniz, a apenas 1m51 de seu companheiro de equipe. Oscar Sevilla, da EPM (Colômbia), e João Gaspar ocupam a terceira e quarta colocações, a 2min26 e 3min01 do líder, respectivamente.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: