Menu
Busca sexta, 21 de agosto de 2026
Geral

Sem chuva, meteorologia alerta para baixa umidade relativa do ar

11 agosto 2011 - 14h13 Por Markito

A sexta-feira continua com umidade relativa do ar inferior a 30%, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como estado de atenção. Com a falta de chuvas e o tempo seco, os poluentes não se dispersam e propiciam o surgimento ou agravamento das doenças respiratórias.

Crianças e idosos geralmente são os mais atingidos com a falta de umidade. Geraldina Barbosa, 68 anos, moradora do bairro Santa Emília na Capital, conta que mora em uma rua sem asfalto, por isso a sensação de “secura” aumenta. “Preciso usar inalador toda noite. Sempre tem bacia com água no quarto e mesmo assim preciso tomar remédio para bronquite, que ataca nessa época do ano”.

Para a preocupação de dona Geraldina, a meteorologia não prevê chuva para os próximos dias na Capital. A sexta-feira deve ser de céu parcialmente nublado a claro com predomínio de sol constante. Em todo Estado o predomínio é de nevoa seca, principalmente depois das 9h da manhã. Cidades como Corumbá, Miranda, Campo Grande, Dourados, Coxim e Cassilândia terão altas temperaturas e umidade muito baixa.

Conforme o site Clima Tempo, nessa sexta-feira a temperatura mínima na Capital será de 21 graus, e a máxima de 32 graus.

Queimadas

Outro agravante nesta época do ano são as queimadas, que aumentam consideravelmente, segundo o Corpo de Bombeiros. Com a proibição das queimadas no Pantanal a Embrapa faz monitoramentos devido o aumento de focos de calor por conta da estiagem. As queimadas controladas estão proibidas desde o início deste mês até Setembro. A resolução prevê multa e prisão por crime ambiental para quem descumprir a lei.

Ceyd Moreles

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: