Menu
Busca sexta, 21 de agosto de 2026
Geral

Ministro da Defesa visita MS para analisar ações da operação Ágata 2 no Estado

20 setembro 2011 - 07h29 Por Markito

O ministro da Defesa, Celso Amorim, visitará Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (22) para interar-se sobre a operação Ágata 2 no Estado.

Amorim deve chegar à cidade de Dourados por volta das 9h, e seguirá direto para uma reunião com membros das forças militares. No encontro, serão apresentadas ao ministro todas as ações da operação Ágata 2 em Mato Grosso do Sul.

Segundo o assessor de comunicação da 5ª Sessão do Comando Militar do Oeste (CMO), Tenente Silvio Gaia, após a reunião Amorim concederá uma entrevista coletiva à imprensa local. A visita não se estenderá para Campo Grande.

Operação Ágata 2

Em Mato Grosso do Sul e mais três Estados, uma operação de combate ao tráfico nas fronteiras do país foi iniciada na última sexta-feira (16). Trata-se da Ágata 2, que conta com militares do Exército bloqueando pontos das estradas e vistoriando veículos.

Cerca de 1,6 mil militares do Exército, 300 da Marinha e 450 da Força Aérea Brasileira, além do efetivo de apoio de policiais federais, rodoviários federais e da Polícia Militar participaram da operação.

O objetivo da Ágata 2 é combater atos ilícitos transfronteiriços, nas regiões de divisa com países vizinhos, tais como Paraguai, Uruguai e Argentina, como contrabando de gado, pessoas, bem como tráfico de armas e drogas.

Os trabalhos de inteligência começaram há mais de 20 dias. Fazem parte da terceira fase ações pontuais indicadas pelo serviço de inteligência.

Militares estão instalados em municípios como Dourados, Amambai, Corumbá, Iguatemi, Porto Murtinho, Jardim, Ponta Porã e Bela Vista. Somados os quatro estados, são mais de 7 mil integrantes mobilizados.

A ação é continuação da operação Ágata 1, que foi realizada na Amazônia no mês de agosto, com destruição de pistas de pousos clandestinas e combate a crimes ambientais. Ambas fazem parte do plano estratégico de fronteiras lançado pelo governo federal.

Deve ser divulgado ainda nesta terça-feira (20) pelo CMO a primeira avaliação parcial da operação Ágata 2.

Decisão nacional

O presidente brasileiro em exercício, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, concordaram em manter o reforço militar nas fronteiras e analisaram a operação iniciada na semana passada.

De acordo com o site paraguaio ABC Digital, Temer e Amorim discutiram o Plano Nacional de Fronteiras e a presença das forças armadas e policiais no limite brasileiro com o Paraguai, a Argentina e o Uruguai.

Após o encontro, Temer anunciou que estará na cidade de Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (21) para supervisionar a implementação da Ágata 2 na região Sul.

Camila Bertagnolli

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: