Cerca de 20 detentos do Presídio de Trânsito Masculino, em Campo Grande, participam do curso de Salgadeiro, oferecido pelo SENAC. Na próxima terça-feira (29), os detentos vão oferecer uma degustação de salgados, feitos por eles, para autoridades da Fecomércio, SENAC e Agepen.
O curso que será concluído dia 5 de dezembro deste ano. De acordo com o coordenador pedagógico do SENAC, Thalis Maciel Ferreira, este é o primeiro curso na área de gastronomia realizado no local, mas através de parceria realizada entre o SENAC e a Agepen, vários cursos já foram e estão sendo realizados em várias unidades prisionais do Estado, em diversas modalidades. Para o primeiro semestre de 2012 está previsto a realização do curso de Serviços de Confeitaria.
Presídio feminino
Já no dia 30 de novembro o SENAC entrega o certificado de conclusão de curso em Informática alunas do Presídio Semi Aberto Feminino, de Campo Grande. As detentas tiveram a oportunidade de conhecer o mundo da informática com noções básicas do sistema operacional Linux e seus principais utilitários e aplicativos e a partir de agora fazem parte do mundo digital.
No mesmo dia o SESC fará o encerramento do curso de culinária, que foi oferecido a 12 detentas. Elas também vão receber o certificado de conclusão de curso. Para o próximo ano há a previsão de novos cursos.
No dia 10, ocorreu o encerramento dos cursos de culinária e corte e costura no presídio feminino. Foram certificadas trinta e duas alunas, em cerimônia que contou com a presença do juiz da 2ª. Vara de Execuções Penais, Albino Coimbra e o empresário Edson Luiz Germano de Souza, que mantém uma fábrica de confecção de uniformes dentro do presídio feminino e irá aproveitar a mão de obra das detentas que concluíram o curso de corte e costura.
Todas as detentas terão as horas de aula nos cursos, remidas de sua pena, conforme comunicou o Dr Albino durante a entrega dos certificados.
Segundo o presidente da Fecomércio MS, Edison de Araújo, o objetivo dos cursos é ajudar os detentos e detentas de MS a melhorarem a qualificação profissional e, dessa forma, propiciar uma nova oportunidade para essas pessoas, de reinserção na sociedade.
A qualificação é resultado de uma parceria entre o SENAC, a 2ª Vara de Execuções Penais e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
Adriana Oliveira/Com informações da assessoria
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Divulgação