A greve dos 8 mil trabalhadores da construção da Eldorado Brasil, indústria de celulse, que já durava 8 dias acabou no fim da tarde desta quinta-feira (2). Depois de quase 12 horas de negociação, as empreiteiras e os operários chegaram a um acordo.
Uma das reivindicações foi o aumento do vale-alimentação. A empresa concordou em elevar o valor de R$ 70 para R$ 250. Os trabalhadores vão receber pelos dias de greve e terão 5 dias de folga a cada 90 dias trabalhados para visitar familiares que residem em outros Estados. Muitos funcionários vieram do Nordeste do país, como Maranhão, Piauí e Bahia.
Segundo o presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima, o acordo prevê ainda que o Ministério do Trabalho e Emprego realize uma força tarefa para apurar outras possíveis irregularidades que estão ocorrendo no local, como o não pagamento das horas in etinere e outros problemas.
Além disso, as condições de alojamento, refeitório e ambiente de trabalho devem melhorar. Os movimentos sindicais de Três Lagoas consideraram uma vitória dos trabalhadores o avanço nas negociações. Os operários só voltam ao trabalho na próxima segunda-feira (6).
O acordo foi firmado por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Força Sindical, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Três Lagoas e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada.
Adriana Oliveira
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Divulgação